NoticiasProfissão

Estudar Educação Física: saiba em quais áreas você pode atuar

É impossível negar que a educação física é um dos cursos e graduações mais visadas na atualidade. Entretanto, ainda existem muitas pessoas que têm diversas dúvidas sobre a mesma, e pensando nisso, decidimos trazer para você tudo sobre educação física, para destacar em quais áreas você pode atuar.

Aqui você não verá somente as áreas em que um profissional de educação física pode atuar, mas também verá como funciona o estudo nessa profissão, além de quais vantagens e qualificações você conseguirá adquirir com o curso.

É importante que você preste atenção em todas as dicas e detalhes em que citaremos aqui, para que assim, você possa estar totalmente preparado para aplicar tais dicas dentro dos seus estudos e trabalhos, e assim, você se destaque na profissão.

Publicidade

Com isso, podemos iniciar os tópicos, sendo fundamental que você veja primeiramente como funciona o estudo de educação física, e depois, você poderá ver sobre as vantagens de estudar educação física e quais são as oportunidades para os profissionais da área.

Como funciona o estudo de educação física

É importante que você se atente que o curso de educação física apresenta 2 opções para seus estudantes, sendo o bacharelado e a licenciatura, onde apresentam objetivos bem diferentes, que você deverá escolher qual é a de sua preferência.

Publicidade

O bacharelado lhe deixará totalmente apto para efetuar o controle e prescrição de atividades físicas para pessoas de diversas idades e características físicas diferentes, envolvendo uma área mais ampla.

Diferentemente do bacharelado, a licenciatura tem como principal objetivo formar um profissional com a qualificação necessária para atuar dentro de escolas e faculdades, como professor de educação física.

Dentro do curso de educação física, o estudante conseguirá aprender como funcionam as movimentações, respostas e estrutura do corpo humano em diferentes etapas da vida, como na infância e na adolescência.

Além destas aprendizagens, também podemos citar que os formandos em educação física terão um conhecimento básico sobre nutrição, anatomia e primeiros socorros, sendo assim, um curso com diversas disciplinas e amplitudes.

Por que estudar educação física

Agora que você já sabe sobre como funciona o estudo da educação física, você precisa conhecer algumas vantagens e qualificações que este curso consegue lhe entregar, para que assim, você possa ter certeza se é esse caminho que você realmente deseja seguir, e logo em seguida, decidir se vai ou não se dedicar a esta profissão.

A primeira vantagem que não podemos deixar de citar, é sobre todas as qualificações e conhecimentos que você terá, pois como foi citado, um profissional de educação física tem conhecimento sobre o corpo e seus movimentos, além de primeiros socorros, nutrição e anatomia, deixando assim, um curso bem vantajoso no quesito de conhecimentos.

Também podemos citar que a educação física abrange diversas áreas distintas, deixando assim, milhares de opções dentro do mercado de trabalho para aqueles que cursarem a mesma, como você verá mais sobre quais as áreas onde você pode atuar, logo abaixo.

Por fim, mas não menos importante, também temos que falar sobre a importância do profissional de educação física dentro da sociedade atual, que tem um papel fundamental na vida de milhares de pessoas.

Podemos dizer que sem um profissional de educação física, ninguém saberia como executar exercícios da maneira correta, deixando quase que impossível a existência de academias e esportes.

Em quais áreas você pode atuar com a formação em educação física?

Após prestar muita atenção em todos os tópicos e informações citadas acima, que com certeza farão total diferença na sua formação, você já está totalmente preparado para ver um pouco mais sobre quais são as áreas onde você pode atuar, e assim, saber em quais serão as oportunidades de trabalho após a sua formação.

Pesquisa

Começando pelas pesquisas, que acaba se encaixando em diversas partes da ciência, além de ser o sonho de milhares de pessoas, que buscam descobrir alguma teoria ou metodologia nova, para colaborar com o conhecimento mundial.

As pesquisas que envolvem a educação física acabam adentrando as seguintes áreas e tópicos: tratamento para lesões musculares, novas estratégias para jogadores, novas metodologias de ensino da educação física, entre diversas outras.

Esportes

Os tão conhecidos e adorados esportes também fazem parte das qualificações e áreas de que um profissional em educação física pode atuar. Vale dizer que estes profissionais estão aptos para auxiliar tanto algum jogador profissional, para o mesmo obter o melhor desempenho, quanto uma pessoa comum, que só quer emagrecer ou ter uma melhor qualidade de vida.

Academia

Dentro da academia é um exemplo no qual conseguimos encontrar diversos profissionais de educação física ajudando as pessoas a executarem os exercícios de forma correta, além de também fazerem planos e rotinas para as mesmas.

Ensino

Como foi citado mais acima, os profissionais de educação física também podem atuar nas instituições de ensino, quando se formam na opção de licenciatura, podendo ensinar diversos alunos sobre a educação física.

Empreendedorismo

Por fim, mas não menos importante, os profissionais de educação física também podem abrir a sua própria clínica, academia ou algo do tipo, podendo virar assim, empreendedores e donos dos seus próprios negócios. Com isso, pode-se dizer que você já sabe de tudo sobre as áreas onde você pode atuar com a formação em educação física.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

One thought on “Estudar Educação Física: saiba em quais áreas você pode atuar

  • Estou apaixonado por Educação Física,
    quero começar o curso ano que vem e já conquistar algum estágio na área.
    Tomara que funcione!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *