Profissão

Estudar Ciências Contábeis: entenda como funciona a profissão

A profissão de ciências contábeis é uma das mais promissoras no mercado atualmente. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o setor de contabilidade se manteve entre as profissões de nível superior que mais contrataram em no Brasil, chegando a contar com cerca de 17 mil vagas abertas e preenchidas no mercado de trabalho.

Além disso, a profissão é bem diversificada do mercado, permitindo vários tipos de atuações diferentes, como por exemplo o financeiro de uma empresa. O profissional desta área gerencia receitas, despesas e lucros de uma empresada ou comércio, sendo de sua responsabilidade registrar todas as atividades financeiras, preencher relatórios e prepara o balanço patrimonial.

Com base nisso, se você deseja ingressar na profissão, saiba bem como ela funciona para entender o que pode ou não ser feito dentro de um escritório ou de uma empresa do ramo. Se é o seu caso, continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto!

Publicidade

Como funciona a profissão de ciências contábeis?

Os profissionais formados em ciências contábeis contam com diversos conhecimentos que vão muito além de simplesmente “fazer um balanço da empresa” em um escritório de contabilidade.

Na verdade, o profissional é responsável por compreender e direcionar e organização e estruturação dos números de uma empresa.

Publicidade

Só para ser ter uma noção do vasto leque de atuação, o curso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades para o profissional trabalhar com auditoria, perícia contábil, prestar consultoria financeira ou até mesmo investir no campo acadêmico.

Veja a seguir mais algumas áreas em que o profissional da contabilidade aprende em seu curso:

  • Administração Financeira;
  • Contabilidade Avançada;
  • Contabilidade Internacional;
  • Contabilidade Introdutória;
  • Direito Comercial;
  • Marketing;
  • Legislação Tributária

Por desenvolver um trabalho intimamente ligado ao acompanhamento dos números de uma companhia, sua rotina de atividades será cheia de gráficos, planilhas e claro números.

Então, é necessário não só compreender como estão as contas de uma empresa ou do comércio em determinado momento, mas também como se fez toda a sua evolução.

Será frequente a responsabilidade de projetar o desempenho dessa empresa no futuro, mesclando dados históricos com estimativas.

Por este motivo, é na matemática por onde tudo irá começar, porém haverá neste percurso muito conteúdo de Administração de Empresas, Economia, Estatística e Direito e muito mais, não só no curso, mas na vida profissional.

Mercado de trabalho para quem faz Ciências Contábeis

O mercado de trabalho para que deseja estudar ciências contábeis está em alta e o curso de graduação é ofertado por mais de mil universidades em todo Brasil.

Mesmo com essas vagas em universidades, ainda faltam profissionais qualificado para acolherem a toda demanda.

E outra boa notícia para você que busca essa área é de que o índice de empregabilidade é alto.

O profissional formado em ciências contábeis desenvolve atividades variadas tanto no setor público quanto na esfera privada.

É de responsabilidade do contador administrar, acompanhar e gerenciar todas as contas de uma empresa.

Ele deverá catalogar as despesas, receitas e os lucros, tendo ainda a responsabilidade de efetivar as declarações de imposto de renda.

Sua formação permite também fazer leituras críticas do mercado econômico, as quais são aplicadas variadas ações.

Outras profissões dentro da área da contabilidade

No entanto, todas essas opções citadas a cima é somente alguns dos caminhos para quem estuda ciências contábeis.

Existem outras diversas áreas de atuação, veja algumas a seguir:

  • Contador em escritórios de contabilidade: onde o profissional realiza a escrituração contábil, fiscal e o cálculo da folha de pagamento.
  • Analista: onde o profissional analisa as demonstrações e os relatórios contábeis e financeiros da empresa e oferta informações detalhadas para a gerência.
  • Auditor: existem duas áreas para atuar como auditor, onde o auditor interno verifica os processos da empresa, analisar os dados contábeis, garantindo que todos os procedimentos foram realizados de maneira correta e o auditor externo será contratado para desempenhar um trabalho temporário, a fim de analisar se os processos foram executados de maneira correta e de acordo com a legislação.
  • Consultor financeiro: onde o profissional atua em áreas como: finanças, tributos, comércio exterior, contabilidade internacional, análise financeira, entre outros.

Mais sobre o mercado para quem estuda ciências contábeis?

A área de contabilidade tem se mostrado bastante otimista e promissora nos últimos tempos.

Afinal, estamos tratando de um ramo extremamente essencial para praticamente todas as empresas e se com a leitura deste artigo você está se interessando em seguir carreira nesse segmento, saiba sempre existem vagas disponíveis e a média salarial é atrativa.

O curso de ciências contábeis já vem se firmando no mercado de trabalho e seu curso surge como sendo um dos mais procurados por estudantes universitários. E mesmo com a concorrência do setor, existem muitas vagas disponíveis e os contadores são requisitados por grandes empresas das mais diversas categorias.

Como muitos já sabem, para se tornar um contador é preciso uma graduação, onde o curso dura em média quaro anos, além do registro no conselho regional da profissão.

Interessou em seguir a carreira de contabilidade ou acha que esta área não é para você? Deixe sua opinião para nós no espaço abaixo!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *