Noticias

Confira o cronograma do Censo da Educação Superior 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 18 de dezembro, a Portaria n.º 635, de 17 de dezembro, que estabelece o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2020. Os procedimentos deverão ser realizados, pelo Sistema Censup, por todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

No dia 26 de janeiro de 2021, começa o período de cadastro dos recenseadores institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep a respeito das informações declaradas. O prazo para o cadastramento vai até 31 de março. Vale destacar que, em função do novo sistema utilizado para o Censo Superior 2020, será necessário que todos os recenseadores se cadastrem no Censup, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

O Sistema Censup estará aberto para o período de coleta de dados a partir de 1º de março e segue até 4 de junho. O procedimento é uma atribuição do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 1º de março a 25 de junho. O Inep analisará as justificativas no período de 28 de junho a 23 de julho. Já os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da autarquia, deverão ser feitos entre 26 de julho e 19 de agosto.

Publicidade

O Inep e as instituições de educação superior verificarão (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados, no período de 2 de agosto ao dia 12 do mesmo mês. A autarquia apresentará os dados para as instituições de ensino os homologarem no dia 20 de agosto, quando também se inicia o prazo para retificação das informações.

O Inep encerrará o período de coleta e notificará as instituições que não fecharam o preenchimento do censo, no dia 31 de agosto. A partir do dia 1º de setembro, a autarquia começará a consolidar e homologar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 está prevista para 28 de outubro de 2021.

Publicidade

Censo da Educação Superior – O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *