EnemNoticias

Enem 2022: prazo de pedidos de isenção da taxa termina nesta sexta (15)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) começou a receber no dia 4 de abril de 2022 os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano de 2022, assim como as justificativas de ausência no Enem do ano passado.

Quem tiver o interesse tem até o dia 15 de abril de 2022 para fazer os seus pedidos na Página do Participante. Para fazer o pedido ou justificar a ausência no ENEM anterior, os candidatos precisam informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento.

Isenção da Taxa de Inscrição

O pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feita pelos seguintes grupos:

Publicidade
  • Estudantes que estejam no ano do ensino médio, em 2022, de escolas da rede pública de ensino
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham uma renda por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.818 reais)
  • Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que esteja inscrito no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso em específico, é necessário informar o NIS (Número de Identificação Social) em primeiro lugar, desde que seja um número único e válido

Justificativa de Ausência no ENEM

A justificativa de ausência no Enem pode ser feita especificamente pelos candidatos que tiveram a gratuidade concedida para o exame do último ano e que não compareceram nos 2 (dois) dias da prova, mas que desejam solicitar a isenção para a edição da avaliação deste ano.

Para fazer isso, é necessário encaminhar a documentação que comprove a ausência. Nesse sentido, as especificações sobre os documentos aceitos estão disponíveis no edital do Enem 2022 publicado no Diário Oficial da União.

Publicidade

Resultado dos pedidos (isenção de taxa e justificativa de ausência)

O resultado dos pedidos de isenção da taxa, bem como das justificativas de ausência, poderá ser consultado na página do participante, a partir do próximo dia 22 de abril de 2022.

O prazo para interpor recursos contra a reprovação dos pedidos será entre os dias 25 e 29 de abril. Por sua vez, o resultado dos recursos deve ser publicado no dia 6 de maio de 2022.

Enem 2022

A confirmação dos pedidos de isenção e justificativa não garante a inscrição no exame. Nesse sentido, o INEP ainda deve divulgar, em breve, o edital específico que apresenta o prazo para a inscrição da edição do Enem 2022.

Porém, apesar disso, algumas datas já estão conhecidas e, inclusive, confirmadas pelo instituto. Por exemplo, já é possível dizer que as provas do ENEM 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Dois domingos, assim como já vem acontecendo nos anos anteriores do exame.

Por outro lado, a realização do exame feito por pessoas privadas por liberdade, o chamado Enem PPL, será nos dias 13 e 14 de dezembro, cerca de um mês depois que a aplicação tradicional da prova.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *