Noticias

Future-se: MEC lança plano de financiamento para universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) lançou um programa para rever o financiamento das universidades federais. Intitulado “Future-se”, o plano prevê a facilitação da entrada do setor privado nessas universidades. De acordo com o ministro Weintraub, não haverá cobrança de mensalidade para alunos da graduação de nenhuma faixa de renda.

Dentre algumas propostas do Future-se para viabilizar o investimento privado estão:

  • A possibilidade de compartilhar a gestão dos espaços físicos da universidade como prédios, laboratórios e auditórios com empresas, por meio de PPPs (Parcerias Público Privadas), cessão dos espaços e outros;
  • Criar fundos patrimoniais com a doação de ex-alunos ou empresas para financiar pesquisa;
  • Permitir que prédios ou campi sejam nomeados em “homenagem” a doadores;
  • Permitir que as ações culturais possam se inscrever na Lei Rouanet e outras formas de fomento.

O Future-se estará aberto para consulta pública na internet e a população poderá opinar antes de as universidades aderirem ao plano. A consulta pública encerra-se no dia 15 de agosto.

Publicidade

Corte nas universidades

Desde que o governo anunciou o contingenciamento  de 30% das verbas discricionárias das Universidades Federais, os efeitos já tem sido sentidos. A Universidade Federal do Paraná, por exemplo, suspendeu as atividades do Restaurante Universitário esse mês e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) suspendeu os programas de intercâmbio esse semestre e no próximo.

Em São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) estão sem transporte para os alunos se locomoverem em horários e regiões com alto risco de assalto. No norte, a Federal do Acre (Ufac) já cortou 75 bolsas de iniciação científica e a federal do Amazonas (Ufam) prevê o pagamento para terceirizados e fornecedores só até esse mês.

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *