INSS 2021: veja como fazer a Prova de Vida online ou no banco

A Prova de Vida do INSS voltou a ser obrigatória. O procedimento havia sido suspenso no mês de março do ano passado em função do início da pandemia no território nacional. Com isso, o objetivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi o de poupar os seus beneficiários, os desobrigando de realizar a prova de vida em 2020.

Porém, com o retorno da obrigatoriedade da Prova de Vida do INSS, isso significa que quem não fizer este procedimento vai ter o seu benefício, seja aposentadoria ou pensão, bloqueado pelo sistema. E o desbloqueio, nesse sentido, somente poderá acontecer quando o beneficiário assim fazer a sua prova de vida.

Por isso, veja logo abaixo como fazer a Prova de Vida INSS online ou diretamente no banco. Os processos serão explicados logo a seguir.

INSS – Como fazer a Prova de Vida no banco

Os aposentados e os pensionistas do INSS que possuem biometria cadastrada podem fazer o recadastramento de senha diretamente no caixa eletrônico do banco. E este procedimento deve ser feito diretamente em um caixa do banco em que o beneficiário recebe os seus proventos do INSS.

Por exemplo, se o aposentado ou o pensionista do INSS recebe o seu benefício por uma conta do banco Santander, isso significa que é no caixa eletrônico deste banco em que ele deverá ir para então realizar a sua Prova de Vida. O mesmo é válido para os demais bancos, como o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) por exemplos.

Por outro lado, os aposentados e os pensionistas do INSS que não possuem a sua biometria cadastrada deverão, então, comparecer até a agência bancária durante o horário comercial de funcionamento. Isso acontece por que, nesse caso, o procedimento da Prova de Vida não vai poder ser feito por meio do caixa eletrônico, mas sim pelo Atendimento Presencial.

Por isso, o cidadão que vai fazer a sua prova de vida dessa forma deve observar, em primeiro lugar, o horário de funcionamento das agências do banco do qual ele é cliente e recebe os seus benefícios do INSS.

No momento do atendimento na agência bancária, o beneficiário do INSS que vai fazer a sua Prova de Vida deve estar munido dos seguintes documentos pessoais:

  • CPF (Cadastro da Pessoa Física)
  • Documento Pessoal com Foto – o que pode ser o Documento de Identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Além disso, no caso de alguns bancos em específico, eles podem solicitar a apresentação de outros documentos pessoais, a depender do tipo de atendimento que é prestado por cada agência bancária. Por isso, é importante que o cidadão que vai fazer a sua Prova do INSS de forma presencial faça a tentativa de se informar melhor antes mesmo de se deslocar até a agência.

Prova de Vida INSS digital

Sim, é possível que os aposentados e os pensionistas do INSS façam o seu procedimento de Prova de Vida de forma digital. E isso pode ser feito também com o uso da biometria.

Por meio do uso da biometria facial, é perfeitamente possível fazer a Prova de Vida do INSS sem nem precisar sair de casa.

Mas atenção! A Prova de Vida do INSS digital somente pode ser feita pelos aposentados e pensionistas que tem a sua biometria cadastrada em um sistema do Governo, como pela CNH por exemplo.

Portanto, caso o beneficiário do INSS tenha a sua biometria cadastrada, o processo digital da Prova de Vida é feito por meio de um acesso ao aplicativo Meu INSS. E os passos que o usuário deve seguir dentro do aplicativo Meu INSS estão descritos logo a seguir.

  • Abrir o aplicativo Meu INSS e fazer o login
  • Vai aparecer uma mensagem com o aviso de que a Prova de Vida já venceu
  • A opção de “Instale o Meu Gov.br” vai aparecer logo abaixo da mensagem
  • Selecionar a opção de “Autorizações”, escolher a pendência e clicar em “Autorizar
  • Vai ser solicitado o uso da câmera do celular para tirar fotos. Portanto, se deve clicar em “Permitir
  • Uma pergunta específica relacionada a algum documento pessoal do usuário que está cadastrado no sistema do Governo vai ser feita. Então, basta responder à pergunta diretamente na tela do aplicativo
  • Logo depois, vai ser preciso posicionar o seu rosto bem no centro do círculo que vai aparecer na tela do seu celular e fazer os movimentos que então forem solicitados pelo aplicativo
  • Uma barra azul na tela do app vai mostrar exatamente quanto tempo falta para concluir a Prova de Vida. Ou seja, ao fim desta barra azul, a Prova de Vida do INSS já terá sido concluída pelo usuário

Seguindo os procedimentos que foram citados anteriormente, a Prova de Vida do INSS poderá ser feita sem problemas. Nesse sentido, é muito importante ficar atento aos prazos e não perder o seu momento de fazer a sua Prova de Vida. Pois em caso contrário, o seu benefício previdenciário pode ser bloqueado a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.