Vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial pode substituir 30 milhões de empregos no Brasil até 2026

Por Atualizado em 14/09/2020 14:41

Será que vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial? Se você planeja seguir na área de tecnologia, então esse pode ser um nicho muito interessante para o seu futuro profissional.

Para se ter uma ideia, a expectativa é que a Inteligência Artificial substitua 30 milhões de empregos no Brasil até 2026. Portanto, há uma demanda gigantesca por quem souber como trabalhar com elas.

Se você está pensando em entrar na área de tecnologia e quer saber se vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial, siga a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto!

Quais são as aplicações para a Inteligência Artificial?

Para saber se vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial, é importante entender quais são as principais aplicações práticas dessa tecnologia no mercado atualmente.

Afinal, há ou não uma demanda pelo setor nos próximos anos? Veja abaixo algumas das aplicações da Inteligência Artificial e alguns dos setores em que você provavelmente trabalhará!

Marketing

O marketing é uma das áreas com maior potencial de aplicação da Inteligência Artificial no momento. Existem muitas possíveis aplicações para a IA no setor de marketing, mas duas delas já se destacam.

A primeira é o uso de chatbot para empresas. Esses programas são sistemas de conversa que são usados para atendimento aos clientes, tanto no pré, quanto no pós-venda das companhias.

Na prática, um chatbot para empresas pode atender quantos clientes forem necessários ao mesmo tempo, o que reduz muito o gasto da companhia com o atendimento, além de acabar com a fila de espera para os consumidores.

Como a maior parte dos tickets de atendimento são de situações fáceis de resolver, um bom chatbot pode lidar com essa demanda e deixar para os atendentes humanos os casos mais complicados.

Além disso, um bom chatbot para empresas é capaz de ajudar na formulação de marketing ao captar dados que traduzam os principais problemas, objeções e obstáculos dos clientes.

Já a segunda aplicação prática da Inteligência Artificial no marketing é na automação de campanhas, incluindo de e-mail marketing, mas também de anúncios e conteúdo.

Um sistema de automação é capaz de reagir aos gatilhos ativados pelos usuários e enviar conteúdo especializado via email para nutrir aquele lead, além de analisar e propor melhor público para as campanhas online.

Agronegócio

O setor do agronegócio foi o único que registrou crescimento durante a pandemia (considerando os setores de serviços, comércios, indústria e agro). Uma das razões para isso foi o fato de que o segmento no Brasil está cada vez mais tecnológico e eficiente.

Atualmente, existem mais de 300 startups no Brasil focadas exclusivamente no desenvolvimento de sistemas inteligentes para a vida no campo. Essas IAs se dividem entre várias aplicações diferentes, desde o comando de máquinas colhedoras até na análise da terra, das sementes, melhores técnicas e clima.

O resultado disso é uma previsão de aumento de 27% da produtividade no setor nos próximos 10 anos.

Direito

O Direito é outra área em que a Inteligência Artificial já é muito aplicada. Na prática, os sistemas inteligentes são frequentemente usados na análise de contratos (procurando por brechas jurídicas), na revisão de documentos e na captação de novidades em processos.

Automação industrial

Basicamente, a Inteligência Artificial pode ser (e já é) usada em praticamente todas as linhas de produção industrial no Brasil e no mundo inteiro. Se uma fábrica tem uma tarefa repetitiva e previsível na sua linha de montagem, pode automatizá-la com o uso de Inteligência Artificial.

Além desse ganho de produtividade, ainda é possível interligar todas as máquinas em uma rede inteligente que é capaz de coletar dados e fazer uma manutenção preditiva. Na prática, esse sistema inteligente sabe quando uma máquina tem mais chances de dar problema e consegue corrigir a situação com antecedência.

O que é necessário para trabalhar com IA?

Trabalhar com Inteligência Artificial pode ser muito interessante do ponto de vista teórico, mas é muito exigente na prática. Afinal, esses sistemas são altamente complexos.

Para trabalhar no setor, é vital ter uma mente analítica e extremamente adaptada para lidar com problemas lógicos e pensamento estruturado e sistemático. Afinal, as IAs atuais são espécies de sistemas altamente estruturados e complexos.

Além disso, é essencial ter um excelente conhecimento em programação (linguagens como Python, R e C++) e afinidade profunda com matemática.

Por fim, é importante estudar muito sobre machine learning e a capacidade de lidar com altas quantidades de dados para poder formar um sistema que aprenda sozinho com as suas experiências.

Vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial?

Agora que vimos tudo isso, é importante chegar a conclusão: afinal, vale a pena investir na carreira em Inteligência Artificial ou não? De fato, sim, vale muito a pena.

Afinal, essa é uma área em profunda expansão e que dominará uma gigantesca fatia do mercado de trabalho nas próximas décadas, com o potencial de mudar o planeta.

No entanto, é importante entrar no segmento apenas se você tem o perfil correto para o trabalho, pois as exigências no setor são muito altas.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre a Inteligência Artificial!


Newslatter

Cadastro Newsletter Assine nossa Newsletter Gratuitamente As notícias que você não pode perder diretamente em seu email. Inscreva-se e recebe a Newsletter.

Comentários