Profissão

Estudar Jornalismo: entenda como funciona a Profissão

Se as pessoas que você conhece sempre elogiam a sua escrita, talvez deva começar a pensar em estudar Jornalismo. É uma carreira importante e onde você precisa passar credibilidade, além de muita seriedade, seja lá qual for o campo de atuação dentro do Jornalismo.

Como funciona a faculdade de Jornalismo?

A Faculdade Jornalismo é oferecida em Instituições como o Curso Bacharelado de Jornalismo ou também Comunicação Social, afinal você também irá aprender sobre Publicidade e Propaganda, Marketing e Fotografia.

O seu diploma poderá valer então para estas outras funcionalidades da Comunicação Social. Porém, você que define os temas para estudar Jornalismo em uma Universidade, também dependerá da grade aprovada pelo MEC.

Publicidade

Quando você ingressa para estudar Jornalismo em uma Universidade, precisará completar pelo menos 4 anos de bacharelado. Ao longo do tempo, você poderá aprimorar suas qualidades de foto, redação, fala e análise de fatos que sejam notícias.

As possibilidades de atuação que o Jornalismo te oferece

A maioria dos que decidem estudar Jornalismo querem ingressar na carreira de TV ou rádio, porém essa é apenas uma das opções que você irá desenvolver durante a Universidade.

Publicidade

Um Jornalista pode ocupar diversas funções dentro de uma empresa, como repórter, apresentador de um jornal, telejornais e também outras funções voltadas para a comunicação corporativa.

Entre os modelos mais conhecidos e que você irá encontrar ao estudar Jornalismo, serão debatidos temas esportivos, políticos, além de editoriais que grandes empresas de comunicação pedem aos seus redatores.

A maior parte dos graduados irá atuar na parte de assessoria de imprensa, uma função que exige o domínio avançado da língua portuguesa. Se destaca a possibilidade de conseguir um cargo político de relevância na política estadual ou federal, sendo muito bem remunerado.

Como fica o Diploma de Jornalista?

No Brasil todas as empresas têm a obrigatoriedade de contratar profissionais que tenham feito a faculdade de Jornalismo. Porém na prática, não é por que você decidiu se aprimorar e estudar Jornalismo em uma Universidade, que você será contratado.

Podemos destacar sobretudo o fato que chama bastante a atenção em uma redação, sendo a área do Jornalismo que mais abre vaga para profissionais com diploma terem uma oportunidade.

Em Instituições públicas o exemplo também é parecido. Em geral, quem termina de estudar Jornalismo, pensa em fazer um concurso público por conta da Estabilidade financeira. Bons salários, trabalhando com todo o aparelhamento fornecido pelo estado e aposentadoria também garantida.

Se você deseja seguir na profissão, é fundamental que tenha um diploma, afinal ele irá contar como um diferencial. Vai te abrir portas e irá fazer com que o seu currículo seja cada vez mais valorizado por onde passar.

Converse com os jornalistas

Sempre tenha contato com os profissionais da sua área, sejam jornalistas experientes ou aqueles que estejam começando na carreira, além claro dos seus colegas enquanto estava a estudar Jornalismo.

Pergunte para eles sobre questões que são dúvidas. O que se deve buscar e estudar no Jornalismo, além de atividades que é possível buscar desde cedo para integrar o bloco principal da sua profissão.

Seja você morador de uma cidade grande ou pequena, vá até as palestras políticas, coletivas de imprensa esportivas e outras atividades em que a mídia pode atuar e responder questões relacionadas, que sempre irão ser pautas quentes e frescas para todos os jornalistas.

Vale a pena ser Jornalista?

Talvez não no primeiro dia de Universidade ou mesmo do seu Estágio como Jornalista, você pare e pensa por que decidiu estudar Jornalismo e por que essa carreira é promissora? Mas com um mundo cada vez mais digital e integrado, aumentam as chances de todos, não apenas dos que trabalham como Jornalista, mas também de pessoas que procuram por estes profissionais.

Como se encontra o mercado de trabalho?

A insegurança que se tem ao procurar um emprego de Jornalismo, mesmo tendo se preparado para estudar o Jornalismo e outras de suas funções, é o fato de que várias revistas impressas e edições importantes, foram fechadas recentemente, algumas devendo quantias altamente expressivas para seus antigos colaboradores.

Mas como tudo em uma crise, sempre tem um lado positivo. O que se vê hoje em dia é a possibilidade de poder se trabalhar em mídias digitais, como portais, sites e blogs também. Fazer conteúdos relevantes é o que se procura em trabalhos sejam eles fichados ou os considerados bicos, que hoje são feitos por agências digitais e freelancers.

O Marketing de Conteúdo e sua expressão com o Jornalismo

É certo afirmar que cada vez mais pessoas usam a Internet não apenas para estudar Jornalismo como este caso, mas também na utilização desse mecanismo como ganho de capital.

Falando nesse contexto, as empresas que conseguem utilizar estratégias como as possibilitadas pelo Google, sempre com o intuito de oferecer um conteúdo relevante, com informações e no caso, escrito em sua maioria por jornalistas, com vasta experiência ou não.

Jornalismo esportivo

Quando se começa a estudar Jornalismo, sempre vamos ver mais de um exemplo na classe que é apaixonado por futebol ou esportes populares, e que tem como objetivo se tornar um jornalista esportivo.

O Jornalismo esportivo é muito forte tanto nas mídias tradicionais como também por fontes de conteúdo descentralizado. Ao escolher estudar Jornalismo esportivo, você vai precisar ser alguém que se preocupe constantemente em saber não apenas sobre o seu time de futebol, mas também saber o que está acontecendo nos principais campeonatos, torneios e estrelas do mundo esportivo.

Aprender a se comunicar no seu ambiente de trabalho

Por fim, todo aspirante ou quem decide estudar Jornalismo, precisa saber se comunicar com os seus parceiros de trabalho, seja na esfera pública ou privada, afinal você é uma pessoa que tem o objetivo de levar a informação da maneira mais clara possível, seja para pessoas de alto QI e também aos mais leigos.

Depois de completar a graduação, não pare por aí. Esteja sempre disposto a fazer Networking, estudar o Jornalismo a fundo e querer sempre estar passando obstáculos em sua carreira, para ser ainda mais valorizado.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *