O que se estuda na Faculdade de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de publicidade e propaganda sempre teve um ar atrativo ao público mais jovem: por ser um curso que sempre lidou com as novidades da tecnologia e sempre teve uma pegada leve, muitas pessoas se sentem inclinadas a conhecer o currículo deste curso.

Com a ascensão do alcance e da importância da internet desde o início da década de 2020, a faculdade de publicidade e propaganda elevou ainda mais o seu patamar: grande parte da força de trabalho quer ser freelancer e trabalhar de casa, e as dimensões do marketing digital atingiram escalas gigantescas.

Isto quer dizer que o curso de publicidade e propaganda está em evidência como nunca antes.

Quer saber mais sobre este curso que abrirá portas para você trabalhar de casa, sendo freelancer ou até mesmo estando associado a grandes empresas?

Por que cursar Publicidade e Propaganda?

O profissional de publicidade e propaganda deve querer se comunicar com as pessoas, seja através da fala (sinais inclusos) ou da escrita.

Não se engane: não necessariamente o profissional precisa ser o mais engajado e espontâneo do mundo; o aluno fará cursos para desenvolver a auto-compreensão e aprender a cativar clientes, tanto pelo o que eles precisam quanto pelo o que o profissional pode oferecer – levando seus limites e características em consideração.

Além disso, a comunicação em tempo real é apenas uma das abordagens comunicativas possíveis. Por isso, se você for introvertido, não tema: você encontrará o meio comunicativo que mais faz sentido para você.

Além de tudo, a publicidade requer que você tenha fome de conhecimento pelas novas tecnologias: redes sociais, plataformas, aparelhos eletrônicos, recursos de entretenimento, etc.

Você aprenderá a utilizar estes novos recursos para estabelecer relações com as pessoas e aplicar estratégias de relacionamento e vendas, trabalhando em criar uma boa imagem de si (ou seu cliente) e fazer sucesso no mercado.

Resumindo: se você é criativo e gosta de explorar novos recursos, a faculdade de publicidade e propaganda é altamente recomendada para você.

O que se estuda na Faculdade de Publicidade e Propaganda?

Objetivamente falando, você estudará estratégias de comunicação e marketing. Isto é, criação de relação com clientes a partir de uma pessoa, marca e/ou grupo.

Para desenvolver estas qualidades, algumas áreas que o currículo de publicidade e propaganda deve cobrir são:

  • Produção textual, escrita persuasiva, conhecimentos gramaticais e sociolinguísticos.
  • História da comunicação, meios comunicativos e como explorar tecnologias contemporâneas.
  • Conceitos de apresentação de marca/projetos, experiência do cliente/usuário, fotografia e propaganda.
  • Pesquisa de mercado, compreensão sobre nicho, método científico de pesquisa, conceitos econômicos básicos e interpretação de dados.
  • Técnicas de marketing digital contemporâneas como inbound marketing, como definir público-alvo, design de produtos básico, entre outras estratégias.
  • Conhecimentos básicos (ou até avançados) sobre design gráfico e redação.
  • Técnicas de conhecimentos criativos (desenho, escrita, etc.)

Como pode ver, o curso é altamente relacionado à comunicação, ao marketing e às tecnologias contemporâneas.

Sendo assim, não há como não mencioná-las: as redes sociais são as mídias mais impactantes na vida do cidadão hoje em dia, sendo o meio por onde nos comunicamos, consumimos conteúdo que nos ajuda a nos desenvolvermos e ainda nos promove entretenimento. Você aprenderá muito sobre as redes neste curso.

Além delas, você também aprenderá bastante sobre a criação e o desenvolvimento de sites, que são espaços privados contendo inteiras enciclopédias sobre a empresa em questão; cruciais para se estabelecer relacionamento profissional e comercial digitalmente.

Atualmente estes são os principais meios comunicativos usados, e você, como profissional, deverá dominá-los ao longo do curso.

Como trabalhar com Publicidade?

Como qualquer outro curso, a faculdade só será realmente relevante para você se estiver enxergando de perto como aplicar o conteúdo aprendido.

E que melhor forma para fazer isso do que explorando um dos maiores privilégios que quem cursa publicidade e propaganda tem? Estou me referindo ao trabalho freelancer.

Enquanto estiver na faculdade, se desenvolvendo, aplique seus conhecimentos em experiência profissional e esteja um passo à frente dos seus colegas, que formarão sua competição, mas, a maioria deles, apenas quando se graduarem.

O trabalho freelancer lhe permite trabalhar em seu ritmo e ir buscando chances de participar de projetos grandes, mesmo ainda sendo um total iniciante na área. Conforme o tempo passa e você constrói um portfólio de peso, novas janelas vão se abrindo e as chances de você estar fazendo mais de R$2.000,00 por mês mesmo antes de se graduar são altas.

Os principais trabalhos freelancers que um aluno de publicidade e propaganda podem fazer são:

  • Desenvolver sites completos sem a necessidade de conhecimento de programação;
  • Administrar perfis de redes sociais;
  • Criar e gerenciar campanhas de anúncios no Google e em redes sociais.

Você poderá, então, obter cargos como publicitário (autônomo ou para agências), diretor de mídia e criação de conteúdo, analista de mercado e diretor publicitário para grandes empresas. Logicamente, suas chances de contratação aumentarão caso já possua experiência prática.

Por fim, você facilmente poderá fazer cursos para se especializar em marketing digital e assumir os principais cargos da área da tecnologia e comunicação – que está em expansão como nunca antes visto.

Reflita se a faculdade de publicidade e propaganda é para você mesmo e trace um caminho de sucesso mesmo antes de se graduar. Assim será um profissional ainda mais qualificado depois dos 4 anos mínimos de graduação e terá muito o que contar em seu portfólio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.