NoticiasPós-Graduação

UFMG lança Edital de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou os editais de inscrições para o processo de seleção. As inscrições para este processo seletivo estão abertas até 24 de janeiro de 2022.

Portanto, devem fazer a inscrição os candidatos ao curso de mestrado que desejam ingressar já no primeiro semestre do ano. Além disso, do dia 1 de fevereiro de 2022 a até o dia 30 de novembro de 2022, estarão abertas as inscrições para o Doutorado, em regime de fluxo contínuo. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do preenchimento do formulário e da submissão dos documentos solicitados.

O edital regular tem como objetivo o ingresso de alunos em 2 (dois) momentos diferentes: no primeiro e no segundo semestres letivos do ano de 2022.

Publicidade

Assim sendo, os candidatos que tenham o interesse em participar do processo seletivo para o ingresso no 1º semestre devem fazer a sua inscrição na seleção que foi divulgada, assim como os candidatos que estejam interessados em participar do processo seletivo para o ingresso no 2º semestre devem então se inscrever na seleção de acordo com o cronograma que deve ser divulgado em um momento posterior ao que já foi divulgado no site oficial do programa.

Vagas Disponíveis e Etapas da Seleção

Para o 1º semestre de 2022, estão sendo ofertadas um total de 50 (cinquenta) vagas para o Curso de Mestrado, sendo que o número de 10 (dez) vagas estão reservadas para os candidatos autodeclarados negros. Por outro lado, para o 2º semestre do ano que vem, 30 vagas são ofertadas, sendo 6 (seis) destas vagas estando reservadas para os candidatos autodeclarados negros. No caso específico do Doutorado, a oferta é de 40 vagas, sendo 8 (oito) vagas reservadas para os candidatos autodeclarados negros.

Publicidade

O edital suplementar, por sua vez, vai oferecer, para o ingresso no 1º semestre, 2 (duas) vagas para o Mestrado e outras 2 (duas) vagas para o Doutorado, sendo 1 (uma) vaga para candidatos indígenas e 1 (uma) vaga para as pessoas com deficiência em ambos os casos.

O processo seletivo para o Mestrado é composto de 2 (duas) etapas: a 1ª, de caráter eliminatório e classificatório, consiste na elaboração e na entrega de 1 (um) pré-projeto de pesquisa em Ciência da Computação. Por outro lado, a 2ª etapa, de caráter somente classificatório, consiste na análise da formação acadêmica e na análise do curriculum vitae dos candidatos que foram habilitados na primeira etapa.

Na seleção do doutorado, o processo seletivo irá acontecer em um regime de fluxo contínuo e será composto de 1 (uma) única etapa, sendo esta de caráter eliminatório, e deve ser iniciado a partir do recebimento da documentação completa do candidato.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *