Noticias

Unesp fechará o Departamento de Artes Cênicas

O Conselho Universitário da Unesp decidiu extinguir o Departamento de Artes Cênicas da instituição, que será fundido ao Departamento de Artes Plásticas. A medida segue a proposta de reestruturação da universidade.

A decisão gerou manifestações contra a medida por parte de professores e estudantes, alegando um sinal de precarização que pode afetar a qualidade do curso. A instituição alegou que a medida visa estimular a aproximação de docentes com diferentes expertises e a multidisciplinaridade, além de atender ao Estatuto da Unesp que exige ao menos 10 professores para compor um departamento. Hoje, o Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação (DACEFC) e o Departamento de Artes Plásticas (DAP) têm, respectivamente, sete e nove professores. Em crise e diante de tantos cortes na educação, a universidade não libera há anos a contratação de novos professores.

Reestruturação

A reestruturação da Unesp não deve ficar restrita a esses departamentos, e até 15 de outubro outras unidades, assim como o Instituto de Artes, deverão apresentar propostas de novos modelos de organização. Ao todo, cerca de 50 departamentos da Unesp se encontram na mesma situação que a DACEFC e o DAP, com menos professores do que o exigido. Segundo a universidade, a maioria dos institutos já aderiu ao programa de reformulação.

Publicidade

No ano passado, quando o projeto de sustentabilidade financeira da Unesp começou a ser discutido, o texto do documento falava também em “avaliar a pertinência de manutenção de oferecimento de cursos com baixa procura e de altos índices históricos de evasão”. À época, o reitor justificou que não se tratava de extinguir cursos, mas repensar a maneira de oferta. Uma outra medida prevista era a extinção do vestibular de meio de ano, que já se concretizou.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *