Noticias

Universidades públicas decidem suspender as aulas presenciais no Rio de Janeiro

O recente aumento no número de casos pelo novo vírus por conta da nova variante Ômicron, também considerando a epidemia de Influenza A na cidade do Rio de Janeiro (RJ), levaram algumas universidades públicas de ensino a tomarem a decisão de suspender as atividades presenciais até o próximo dia 31 de janeiro de 2022. Nesse sentido, apenas as atividades que são consideradas essenciais serão mantidas de forma presencial nestas instituições. E as universidades que optaram pela suspensão das aulas presenciais no Rio de Janeiro foram as seguintes:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

UFRJ

A nota oficial da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apresentou o seguinte trecho:

“Na tentativa de evitar as aglomerações e então garantir a segurança da comunidade acadêmica, recomenda-se que as aulas presenciais sejam suspensas até o final deste mês de janeiro. A UFRJ segue monitorando a evolução da variante Ômicron e, tão logo a situação melhorar, informará sobre a possibilidade de retorno das atividades presenciais”

UERJ

Por outro lado, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) publicou um comunicado em que destaca que houve um incremento na incidência da infecção pelo novo coronavírus nas últimas semanas, resultante da circulação da nova variante Ômicron no estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

Na nota oficial da UERJ, consta o seguinte texto:

“Enfatizamos ainda que, além da covid-19, está em curso uma epidemia de gripe do subtipo H3N2, que pode levar a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas de alto risco”

Além disso, a Uerj também informa que o início do período letivo segue marcado para o dia 2 de fevereiro de 2022, mas com aulas no formato híbrido. Ou seja, com a mescla de atividades presenciais e a distância (EAD).

Publicidade

Unirio

Por sua vez, a Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) afirma que a interrupção das atividades presenciais deve acontecer em função do agravamento do cenário pandêmico na cidade do Rio de Janeiro – RJ, de acordo com o que está indicado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o texto da nota oficial da Unirio: “As atividades que são consideradas indispensáveis serão mantidas sob a modalidade presencial e definidas pelas respectivas chefias imediatas”.

Por conta do aumento acelerado no número de casos pelo novo vírus nos últimos dias, outras universidades públicas, de outras regiões do Brasil para além do Rio de Janeiro, estão decidindo pela suspensão das aulas presenciais e um retorno ao modelo remoto de ensino.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *