EnsinoNoticias

USP é a 84ª melhor universidade do mundo na área da saúde

A consultoria especializada britânica Times Higher Education (THE) divulgou na última quinta-feira, dia 16 de setembro de 2021, o ranking das melhores universidades do mundo em 4 (quatro) áreas de conhecimento diferentes. São elas: Saúde, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Psicologia.

No ranking, a Universidade de São Paulo (USP) ficou em 84º lugar na lista de melhores universidades do mundo na área da Saúde.

Na mesma lista, também estão as seguintes universidades:

Publicidade
  • Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Universidade Federal de Sergipe – UFS

As 3 (três) universidades federais que foram citadas na lista logo acima foram classificadas pelo ranking nas posições entre 251-300.

Para além da área específica da Saúde, a USP ficou na liderança das instituições universitárias da América Latina em outras duas áreas de conhecimento. São elas, Ciências da Vida, na posição 126-150, e Psicologia, na posição 301-400.

Publicidade

Na área de Ciências Físicas, a USP ficou no grupo das posições de 401 a 500, empatando com a Unicamp e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC Rio.

A consultoria britânica que fez a avaliação das universidades ainda informou que, no dia 6 de outubro de 2021, vai ser divulgado o ranking das universidades nas áreas de Engenharia e Ciências da Computação.

E no dia 13 de outubro de 2021, um dia depois do feriado nacional do dia 12, vai ser a vez da divulgação do ranking das melhores universidades nas seguintes áreas de conhecimento:

Por fim, no dia 3 de novembro de 2021, a consultoria britânica vai divulgar o ranking das melhores universidades que ofertam os cursos relacionados às áreas de Artes e Humanidades.

Posição da USP no ranking das universidades em 2021

Área de Conhecimento: Saúde

  • Posição: 84ª

Área de Conhecimento: Ciências da Vida

  • Posição: 126 – 150

Área de Conhecimento: Psicologia

  • Posição: 301 – 400

Área de Conhecimento: Ciências Físicas

  • Posição: 401 – 500

Para avaliar as universidades, o THE by Subject utiliza os mesmos critérios que são usados no Ranking Mundial da THE. Porém, neste caso em específico, os critérios são adaptados para cada uma das áreas de conhecimento que são avaliadas durante o processo em questão.

Nesse sentido, o THE by Subject considera um conjunto de 13 (treze) indicadores de desempenho, dentro de 5 (cinco) áreas. E estas áreas avaliadas são as seguintes:

  • Ensino (ambiente de aprendizagem)
  • Pesquisa (volume, renda e reputação)
  • Citações (influência da pesquisa)
  • Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisas)
  • Renda da Indústria (transferência de conhecimento)

Neste ano, um total de 1523 universidades de 98 países e regiões foram classificadas em pelo menos 1 das 4 disciplinas que são reunidas pela Times Higher Education (THE).

THE Rankings

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) é a instituição que é responsável por alguns dos principais rankings universitários do mundo.

No ranking mais importantes deles, que é o World University Rankings – Ranking Universitário Mundial, em tradução livre para o português – que foi divulgado no dia 1 de setembro de 2021, a USP foi classificada no grupo das posições de 201 a 250, mantendo a liderança das universidades da América Latina e ficando no mesmo patamar de outras instituições internacionais. Tais como a Universidade de Waterloo, no Canadá, a Universidade de Surrey, no Reino Unido, a Universidade da Coreia, na Coreia, e a Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Além disso, das 5 categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em duas delas: Ensino e Pesquisa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *