DicasNoticias

Veja dicas para escolher o curso certo para você

O momento de escolha profissional, assim como qualquer tomada de decisão no dia-a-dia – desde as mais simples -, envolve sentimentos que na maioria das vezes são difíceis de controlar.

Sabemos que todos nós, em algum momento de nossa vida, somos obrigados a tomar decisões complicadas, o que gera grande insegurança. E nestes momentos de escolha nos deparamos com possibilidades que apresentam pontos positivos e negativos. Devemos nos lembrar sempre que, qualquer que seja a situação, a gente vai pisar em terreno novo e, portanto, é normal esta insegurança. Na verdade estas possibilidades causam medo porque nos trazem o desconhecido.

De forma a tomar uma decisão mais segura, procure conhecer melhor cada uma das possibilidades. Primeiramente pense em você mesmo (autoconhecimento) e procure entender todo o contexto (econômico, social e político) no qual aquela escolha está inserida.

Publicidade

Uma vez conhecida as possibilidades, chegou o momento de tomar a decisão. A partir de agora todo o sucesso depende principalmente da forma como você vai enfrentar as novas situações. Queremos dizer com isto que há a necessidade de se batalhar para que a decisão tomada seja realmente a decisão correta. Independente do curso escolhido, o sucesso não será alcançado se não batalhar pelo futuro que deseja.

Tomada a decisão, ninguém vai lhe garantir que foi a correta, que vai realmente gostar do curso escolhido. Mas, com certeza, refletindo sobre as possibilidades antes de tomar a decisão, aumentará a chance do sucesso ser alcançado.

Publicidade

E um ponto importantíssimo que devemos ressaltar é que, uma tomada de decisão errada na escolha do curso não significa o fim do mundo. Mesmo que se “perca” alguns semestres ou anos até que se tenha certeza que a decisão tomada foi errada, há a possibilidade de se iniciar tudo novamente. E com certeza, neste momento, a maturidade adquirida ajudará muito no próximo passo da caminhada.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *