Noticias

UEL: Obra cobrada no Vestibular, “Eles não usam black-tie”, é tema de palestra

Na próxima segunda-feira (16), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza uma palestra sobre o livro “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. A iniciativa é desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube.

A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O debate será conduzido pela mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Miréia Vale.

Obra

A obra “Eles não usam black-tie”, escrita em 1955, é um marco na dramaturgia brasileira. A peça traz como tema central a greve dos operários, mas adota como pano de fundo reflexões universais sobre a fragilidade e os conflitos humanos. O texto parte de uma visão de mundo romântica e pressupõe uma série de valores básicos, imutáveis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.

Publicidade

De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o projeto Literatura na Biblioteca debate e discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL. “A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura”, disse.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL. As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação. Este ano, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Publicidade

Confira a programação dos próximos encontros:

16/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *