NoticiasPós-Graduação

UFMG: Inscrições abertas para Mestrado em ensino de Biologia

Estão abertas até o dia 18 de outubro de 2021, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pós-graduação stricto sensu tem o objetivo de qualificar os professores da área de Biologia que atuam no Ensino Médio da rede pública de educação. Os candidatos devem então passar por uma avaliação que vai acontecer online no dia 7 de novembro de 2021. A avaliação vai ser aplicada no turno vespertino.

Coordenado pela UFMG, o Profbio é oferecido em rede, no formato semipresencial, por um conjunto de 18 (dezoito) universidades públicas, a nível federal e estadual, em 19 campi.

Publicidade

As aulas presencias do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia vão ser ministradas em todas as instituições, em um dia fixo da semana, entre segunda e sábado.

A seleção nacional do Mestrado vai ofertar um total de 500 vagas, sendo que 50 destas vagas são exclusivas da UFMG.

Publicidade

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da UFMG

A metodologia de ensino do Mestrado é baseada na construção e na consolidação dos conhecimentos biológicos, por meio da aplicação do método científico e da utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação, as TDICs.

Nesse sentido, o principal objetivo é o de qualificar os professores da área para que possam inovar em sua forma de ensinar. Isso por meio de um viés investigativo que reconhece a Biologia como uma ciência de cunho puramente experimental.

Para participar do processo seletivo para o Mestrado, o candidato precisa enviar os documentos que estão indicados no edital de seleção.

Além disso, o candidato ao Mestrado também deve pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 90 reais.

No site oficial do Profbio, os candidatos podem conferir a apresentação dos cursos ofertados, assim como consultar quais são as instituições que participam para além da UFMG e as linhas de pesquisa que são o foco do projeto. Clique aqui para acessar o site do Profbio.

Mestrado da UFMG vai ter novo formato de seleção para candidatos

O exame nacional de seleção do Mestrado aqui apresentado vai ser realizado no formato remoto, especialmente considerando o contexto de crise sanitária que se percebe atualmente.

É válido ressaltar também que o processo seletivo do Mestrado vai ser dividido em 2 (dois) módulos diferentes.

Nesse sentido, o processo de avaliação dos candidatos conta com o suporte de uma ferramenta de segurança que foi desenvolvida para garantir o nível máximo de sigilo e de confiabilidade para quem participa dele.

O programa, que tem a responsabilidade de fazer a identificação facial dos participantes do processo seletivo e de bloquear o acesso à Internet do usuário, deve ser instalado no computador do candidato antes do momento da realização da prova.

Todas estas instruções estão indicadas no edital do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.

No link acima é possível conferir todas as informações sobre o processo seletivo em si para tirar todas as dúvidas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *