NoticiasProfissão

Comércio Exterior: entenda como funciona a profissão

Comércio Exterior é um curso que exige dos estudantes uma maior afinidade na área de Exatas, sendo que seu campo de atuação é bastante versátil. O profissional após terminar seus estudos poderá atuar formado em Bacharelado de Comércio Exterior em indústrias de diversos segmentos.

Além disso você também pode optar em uma carreira ocupando cargos públicos tanto nas esferas municipais quanto nas estaduais. Sendo um curso com diversas oportunidades de trabalho é importante saber quais tipos de funções poderá executar para poder escolher aquelas que você mais tem afinidade.

Confira a seguir as principais funções e ocupações onde o profissional formado em Comércio Exterior poderá atuar.

Publicidade

Campo de atuação do profissional de Comércio Exterior

A carreira de Comércio Exterior é uma área com bastante atuação ligada a economia, por isso sua carreira também pode estar voltada para esse segmento.

Adicionalmente, o profissional também terá participação considerável na administração da empresa na qual atuará. Como resultado, é um profissional que fica à frente dos negócios e com responsabilidades grandes também.

Publicidade

Mesmo porque, poderá acontecer de você estar  a frente de uma negociação de compra ou venda de uma empresa, e terá que saber desenvolver avaliações especializadas em suas análises com embasamento e experiência adquirida no Comércio Exterior.

Dentro desse contexto o expertise na profissão também poderá contar com empresas de consultoria em fusões e aquisições, que são importantes aliados na negociação e que deverá constar no seu networking dada sua importância.

Você também vai perceber que estes cargos resultam em muitas responsabilidades e deverá se atentar frequentemente às novidades do mercado.

Seu trabalho de uma maneira geral estará sempre ligado às seguintes obrigações, dentro do campo de atuação e de acordo com o segmento da indústria:

  • Importação e Exportação
  • Transações cambiais e legislação aduaneira
  • Pesquisa e prospecção de mercados
  • Contratos e logística internacional

Portando a profissão exige um conhecimento superior em Direitos e Deveres relacionados a legislação vigente.

Estudos avançados em matemática e economia para a formação de um bom profissional

Como já mencionamos acima, o profissional formado em Comércio Exterior trabalha muito com matemática e economia. Estes assuntos estarão sempre presentes na rotina daqueles que escolhem a profissão de Comércio Exterior. Afinal, a atuação está mais direcionada a contratos e negociações de uma forma geral.

Por ser uma área exigente é fundamental que você tenha todo conhecimento necessário para posteriormente chegar um cargo de gerência ou direção de uma empresa.

Outro diferencial na profissão é que aqueles que desejam seguir carreira na área providenciem um curso de línguas.

Principalmente a língua inglesa que é outra exigência no cargo, afinal você lidará diretamente com empresas do mundo todo. Veja a seguir outras áreas ligadas a carreiras do profissional.

Profissões ligadas diretamente com a área

Algumas profissões estão diretamente ligadas com a área de comércio exterior, por isso você na maioria dos casos vai trabalhar em equipe.

Nesse sentido, um profissional que está sempre aberto a novas possibilidades e enxergue o mundo com outra visão também é muito bem-vindo nessa profissão.

Além disso o trabalho em equipe pode ajudá-lo em situações onde a profissão vai requerer de você habilidades com outras áreas importantes na negociação de uma proposta. Isso porque conforme já mencionamos acima é fundamental que o profissional esteja sempre ligado nas tendências do mercado nacional e internacional.

Por outro lado e por ser uma profissão tão versátil o profissional estará sempre envolto de desafios o que vai tornar a profissão ainda mais apreciada.

Por isso uma das disciplinas no curso de Comércio Exterior é Diversidade Étnico-Cultural, pois ao longo de sua carreira você vai se deparar com situações culturais diferentes das suas. Portanto, é interessante que você conheça alguns pontos fundamentais do perfil de quem segue a carreira de Comércio Exterior, veja a seguir.

Perfil e carreira para os estudantes de Comércio Exterior

O estudante de Comércio Exterior precisa ter um perfil sempre atento às novidades do mercado e um olhar aberto para as manifestações culturais.

Sendo um mercado dinâmico é importante que o estudante esteja preparado para os desafios da profissão.

Portanto as seguintes áreas estão ligadas com aqueles que desejam seguir a carreira de Comércio Exterior:

  • Consultoria
  • Gestão
  • Logística
  • Marketing

E hoje graças a informatização e um mundo globalizado, o profissional da área de Comércio Exterior pode através de redes sociais como o LinkedIn ficar atualizado sobre as tendências de sua profissão.

Bem como interagir com outros profissionais da área para se manter atualizado em relação ao aquecimento do mercado de exportações.

Sendo assim um profissional que busca seu aprendizado além das salas de aula será muito mais valorizado em sua profissão.

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo e das dicas que passamos até aqui. Agora se você tem alguma experiência com a profissão que pode ser interessante conte abaixo para que possamos saber sua opinião!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *