NoticiasProfissão

Estudar Direito: entenda como funciona a profissão

O profissional de direito é aquele que tem como objetivo defender os direitos do seu cliente, conforme e dentro da lei, seguindo-a à risca. Seu cliente pode tanto ser uma pessoa ou mais ou uma empresa. Mas, além disso, o estudante de direito possui outros caminhos a seguir após a conclusão do curso e as áreas de atuação de direito são muitas.

Se você é estudante de direito ou pretende iniciar seus estudos na área, continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona a profissão de direito?

Como mencionado no início do texto, o profissional é aquele interessado em defender os interesses e direitos do seu cliente em um julgamento, seja ele pessoa física ou jurídica. Entretanto, a advocacia é apenas um dos dois lados seguir após a conclusão do curso, o aluno pode escolher seguir uma carreira jurídica.

Publicidade

Como advogado, o profissional de direito deve escolher algum tipo de especialização:

  • Direito Trabalhista
  • Direito Civil;
  • Direito Eleitoral;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Ambiental;

O profissional, durante sua especialização, pode também optar por continuar sua especialização em outras áreas. Mas, nunca exercer o direito fora de sua área de especialização.

Publicidade

Todo advogado em atuação trabalho com defesa e acusação, ou seja, ele busca representar os direitos do seu cliente contradizendo e argumentando contra o lado oposto ao seu cliente. Para conseguir exercer o direito, todo advogado precisa estar por dentro do caso, entender a situação das partes e, antes de seguir aos tribunais, tentar realizar acordos entre seu cliente e o opositor, a fim de evitar um processo jurídico.

Caso a situação não seja resolvida entre ambas as partes, o profissional deve reunir as informações de ambos os casos, buscando elaborar uma defesa e acusação conforme a necessidade de seu cliente e apresentar perante o Tribunal de Justiça.

Outras tarefas impostas aos advogados é que sempre devem estar atualizando com a situação do andamento do processo na qual faz parte é, comumente, relatar ao cliente em saco de alteração do caso.

Mas, como dito antes, a carreira de advogado é apenas um dos lados na qual o estudante de direito pode seguir. Caso queira seguir carregar jurídica uma das formas de trabalho é como assessor jurídico, onde o profissional atua com formulação e análise de contratos empresariais e orientações dentro da lei vigente do país.

Qual o mercado de trabalho para o profissional de direito?

Quem atua na área de direito sabe que sempre existirá trabalho em qualquer um dos ramos de atuação. Isso porque sempre existe a necessidade de aplicação da lei em vários casos e, como sabemos, todos temos direito de defesa.

O dever é sempre estar dentro da lei e segui-la, mesmo se modificadas. Se o profissional deseja, pode optar trabalhar para órgãos públicos ou privado, para empresas, em escritórios de uma firma ou montar seu próprio negócio de advocacia e assessoria.

Outro mercado de trabalho notável para este profissional é seguir uma carreira de professor em cursos de direito, tanto em faculdades ou cursos técnicos.

O que é preciso para ser um profissional de direito?

Antes de qualquer coisa, você tem a obrigatoriedade de ser aprovado no Exame da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, para poder atuar na área da advocacia após concluir seus estudos. Atuar na profissão sem registro pode gerar sérias consequências.

Advogados são conhecidos por sua ética impecável e senso de responsabilidade, características indispensáveis para qualquer profissional. O trabalho exige um pouco de tarefas mais básicas como um grande tempo dedicado a leitura de documentos, busca de evidências e formulação de casos.

Em alguns casos pode se tornar estressante, por isso, estar determinado a seguir a profissão é o mínimo de quem optar por estudar direito. O senso de justiça complementa a característica deste profissional e ter em mente que seus atos geram impactos tanto na vida do seu cliente quanto na do acusado.

Conhecer as leis e saber aplica-las e interpretá-las faz parte dos estudos de direito. Sabe se comunicar de maneiras direta e correta tanto na forma de falar como a de escrever documentos refletem aos outros sua profissionalidade e seriedade. De qualquer modo, deve sempre ser claro em suas palavras e objetivo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “Estudar Direito: entenda como funciona a profissão

  • esse texto me ajudou bastante, eu tenho um enorme enterece em estudar direitos e estou procurando entender mais o caso por isso estou aqui, OBG me ajudou bastante!

    Resposta
    • Agradecemos o feedback. A ideia é oferecer material de qualidade de forma gratuita. Ajude-nos na divulgação do site 🙂

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *