Profissão

Estudar História: entenda como funciona a profissão

Os historiadores possuem várias habilidades que ajudam a defini-los porque fazem parte dessa profissão. Alguns são historiadores definidos, enquanto outros podem fazer parte de outras disciplinas que estudam o passado, como arqueologia, história da arte, literatura, geografia histórica e folclore.

Cada vez mais, os historiadores encontram-se trabalhando em várias disciplinas, seja como parte de uma equipe de pessoas provenientes de muitos campos ou adaptando métodos extraídos de outras disciplinas para suas pesquisas individuais.

O que faz um historiador

Parte do que um historiador faz é coletar informações sobre eventos históricos, arquivos e artefatos para que possam analisar esses dados. Existem muitos tipos de artefatos que podem interessar aos historiadores, desde registros do governo no passado, fotos, filmes anteriores e até cartas antigas, diários e recortes de jornais.

Publicidade

Os historiadores procuram fatores que possam confirmar a autenticidade de documentos históricos, bem como dados que sejam significativos para a nossa compreensão da história. O principal objetivo da pesquisa histórica é expandir o conhecimento público de culturas e eventos passados. As descobertas de um historiador são transmitidas por meio de artigos escritos, relatórios e livros.

O que os historiadores fazem com suas pesquisas? Isso depende do papel deles. Alguns historiadores usam o que aprenderam para educar o público por meio de apresentações. Eles podem trabalhar em diferentes locais, como também em museus, preservando artefatos históricos em ambientes que permitem ao público aprender com esses documentos.

Publicidade

Às vezes, os historiadores usam suas pesquisas e interpretações de dados para ajudar entidades governamentais, organizações sem fins lucrativos e até mesmo empresas a tomar decisões importantes sobre questões políticas e planejamento estratégico.

Então, o que os historiadores profissionais fazem que os torna historiadores? Quais são as habilidades que eles trazem para os diversos locais de trabalho, que os contratam como historiadores? Fundamentalmente, os historiadores tentam responder a questões importantes sobre as atividades e experiências humanas passadas, para compartilhar as respostas que descobrem e desenvolvem com outros e para explicar a relevância dessas descobertas para o benefício da sociedade contemporânea.

Quais as áreas de atuação para quem estuda História?

Com a construção e o entendimento dos diversos eventos históricos, em especial no século passado, o historiador consegue passar uma mensagem e uma apreciação muito maior dos eventos que acontecem nos dias de hoje.

Uma especialização em história pode levar a todos os tipos de carreiras.

Algumas das opções mais populares incluem:

  • Cargos governamentais (por exemplo, Departamentos de Relações Exteriores, Imigração e outros),
  • Todos os tipos de ONGs
  • Professor
  • Jornalismo e mídia
  • Turismo
  • Consultoria, planejamento patrimonial e planejamento tributário.
  • Museus
  • Bibliotecas
  • Arquivos
  • História pública
  • Gerenciamento de projetos.

Mercado de trabalho para profissionais de história

Construir conhecimento e compreensão de eventos históricos e tendências, especialmente ao longo do século passado, nos permite desenvolver uma apreciação muito maior dos eventos atuais de hoje, e isso faz com que o mercado de trabalho para essa profissão esteja sempre ativo.

Os graduados em história são valorizados por uma ampla gama de empresas e organizações, incluindo organizações de patrimônio, museus e bibliotecas. Outros empregadores típicos incluem:

  • Firmas de contabilidade
  • Arquivos e escritórios de registros
  • Bancos
  • Instituições de ensino superior (IES)
  • Organizações de desenvolvimento internacional
  • Escritórios de advocacia
  • Consultorias de gestão
  • Editoras
  • Revendedores
  • Escolas
  • Emissoras de televisão e rádio.

Quais as atividades de um profissional formado em história

Suas atividades principais tem o objetivo de estudar, pesquisar, interpretar, analisar e documentar os principais eventos da natureza humana.

Como a maioria dos ramos das Ciências Sociais, existem várias subcategorias nas quais os historiadores se dividem.

A divisão mais comum é se especializar nos aspectos ou períodos específicos da história em que eles se concentram. A pessoa formada em história realiza análises e pesquisas sobre um determinado ponto de vista, podendo ser artístico, político ou econômico. Também podem especificar seu trabalho, em determinados anos da história da humanidade com períodos específicos.

Os historiadores seguem um método de investigação que se baseia fortemente em fatos e registros históricos deixados por colegas anteriores. Os historiadores procuram provas de forma sólida, obtendo fontes confiáveis entrando em contato com profissionais da área e assim usarem essas informações para colocar em prática de forma moderna para os dias de hoje.

A principal característica de um historiador é seu objetivo. A maioria das pessoas interpretam a história do seu próprio ponto de vista. No entanto, os historiadores devem manter um nível de objetividade completa e total e simplesmente referir-se aos fatos evitando opiniões ou qualquer forma de preconceito.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *