Estudar Publicidade e Propaganda: entenda como funciona a profissão

Uma das principais preocupações de quem pensa em cursar Publicidade e Propaganda é saber com detalhes como funciona o mercado de trabalho para a profissão, entender as possibilidades na área e também os setores mais promissores.

O curso de Publicidade e Propaganda tem como objetivo preparar o aluno para que consiga analisar de forma crítica o mercado e desenvolver ações de comunicação de maneira criativa, ética e responsável.

Continue a leitura para conhecer melhor as oportunidades atuais de trabalho encontradas por profissionais de Publicidade e Propaganda!

 

Público Alvo

O curso se destina a pessoas interessadas em desenvolver, ampliar e formalizar competências e habilidades ligadas à criação e gestão de campanhas publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos e patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

Após concluir o curso, o graduado já é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua comercialização e garantir autoridade e boa imagem da empresa no mercado.

Curso de Publicidade e Propaganda

Para ingressar no mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda, é preciso investir em uma formação de nível superior.

A faculdade de Publicidade e Propaganda é um bacharelado que dura em média 4 anos e pode ser feito na modalidade presencial ou à distância.

O curso visa formar profissionais aptos a trabalharem com o desenvolvimento de habilidades como criatividade e estratégia mercadológica que contribuem para saber planejar campanhas com o objetivo de melhorar a divulgação, distribuição e vendas dos serviços ou produtos de empresas.

Dominar as ferramentas de pesquisa de mercado, saber identificar oportunidades, antecipar tendências e desenvolver soluções de distribuição de bens e serviços também são habilidades de um publicitário. O egresso compreenderá a psicologia, comportamento e fenômenos emocionais da sociedade e saberá atuar junto a equipes de marketing. O profissional saberá criar campanhas de comunicação, gerenciar investimentos de mídia online e offline, atuar na produção de peças publicitárias e desempenhar funções de nível alto.

Grade curricular

O currículo de Publicidade e Propaganda possui variações sutis conforme a instituição, porém, de modo geral, inclui basicamente matérias de Humanas ligadas à Comunicação.

Veja algumas das principais disciplinas do curso:

  • Teorias da Comunicação
  • Fundamentos da Redação Publicitária
  • Comportamento do Consumidor
  • Fotografia Publicitária
  • Publicidade Digital e Interativa
  • Estratégias de Criação Publicitária
  • Planejamento Estratégico de campanha e mídia
  • Criação e Redação em meios impressos
  • Publicidade em novas mídias e mobile
  • Design Gráfico e Digital
  • Psicologia das cores e Percepção
  • Redação aplicada a projetos de Publicidade e Propaganda

Mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda

O mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda atualmente é bastante amplo e repleto de oportunidades. Os profissionais da área podem desempenhar uma vasta gama de funções em agências de publicidade e as oportunidades de carreira encontram-se, além de agências, veículos de comunicação, nos departamentos de marketing de empresas públicas e privadas no geral, ou atuar de forma autônoma.

O mercado tem se comportado de maneira positiva, com boa absorção de egressos das universidades, que podem ocupar posições de trabalho nas áreas de criação, direção de arte, mídia, produção de rádio e TV, gerência de produtos e assessoria de imprensa.

A abordagem ampla, sobre gestão de marcas, criatividade e visão de negócios, leva muitos alunos e diplomados a criarem o seu próprio negócio ou atuarem como autônomos e freelancers.

Além da publicidade tradicional, aquela veiculada na TV e mídia impressa, como revistas e jornais, hoje temos a publicidade online e o marketing digital, que utiliza a internet como meio de propagação, um campo de atuação em grande alta para publicitários.

Nas agências, os profissionais de Publicidade e Propaganda atuam em diferentes etapas da criação de campanhas e peças. Isso inclui o entendimento da demanda e cenário do cliente assim como a pesquisa de mercado, passando pelo desenvolvimento dos conceitos, redação de textos e criação de design, até por fim a distribuição em diferentes mídias.

Apesar das agências de publicidade serem o principal ambiente de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importâncias das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação do profissional.

Nas empresas, o profissional da área pode ser responsável por implementar e gerenciar campanhas direcionadas ao fortalecimento de marca, divulgação e impulsionamento das vendas de produtos e serviços.

O profissional formado em Publicidade e Propaganda também pode fazer a arte de embalagens, trabalhar com a criação de logomarca e identidade visual corporativa, participa da escolha dos meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo do cliente, criando também textos e as imagens.

Deixe nos comentários sua opinião sobre o que achou do artigo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.