Estudar Rádio, TV e Internet: Entenda Como Funciona a Profissão

Para futuros profissionais de rádio, TV e/ou internet é de suma importância o entendimento do funcionamento destas empresas, tanto em caráter e aspecto profissional do dia a dia, quanto na parte técnica, de armazenamento de dados ou o funcionamento da empresa de hospedagem contratada para transferir os dados.

Claro que em sua grande maioria de todos os futuros profissionais entendem a importância do estudo de sua profissão, mas sempre é importante entender antes de começar qualquer curso ou carreira, o funcionamento da profissão como um todo.

Ter noções básicas do dia a dia antes de começar a estudar, seja uma empresa de hospedagem que trabalhe com rádio, TV e/ou internet é o primeiro passo. E com esse artigo, que tem caráter extremamente informativo, vamos tirar suas primeiras dúvidas, e esclarecer alguns pontos muito relevantes antes de mais nada.

E por isso para quem deseja começar na profissão, siga a leitura com bastante calma e muita atenção.

Diferença do Profissional do Rádio, TV e Internet

Existe claramente uma diferença nas áreas de cada um dos profissionais citados acima, mas na questão de cursos de formação desses profissionais, é considerado o mesmo método de formação.

O curso de Bacharel em Rádio, TV e Internet consiste em formar o profissional para atuar em qualquer uma das áreas correspondentes no teor de criar, corrigir e editar qualquer formato existente atualmente.

Agora a baixo vamos descrever um pouco melhor o dia a dia de cada um dos profissionais em sua área correspondente, e como ele atua em seu funcionamento.

Profissional de Rádio

Um profissional de rádio é formado para atuar como editor, criador e apresentador de programas de rádios, que existem atualmente no mercado, e suas capacidades consistem basicamente em:

  • Teoria de Roteirização
  • Funcionamento Técnicos de equipamentos
  • Editar e criar pautas para diversos programas

Como Funciona a Profissão de Radialista

O radialista é um comunicador por natureza e sua especialização, e a divulgação da informação por meio de ondas de rádios e estações transmissoras.

Cada profissional pode se especializar em um parte técnica, como criação, apresentação de programas, locução, roteiro e direção de programas de rádio.

Profissional de TV

Apesar de muito ampla a áreas de atuação do profissional de TV pode ser tecnicamente separados em algumas partes como assim descritas a baixo:

  • Apresentação e Direção de Programas Audiovisuais
  • Roteirização de programas audiovisuais
  • Teoria de Roteirização
  • Funcionamento Técnicos de equipamentos

Como Funciona a Profissão de Radialista

Assim com os profissionais de rádio os profissionais de TV atuam como comunicadores e tem por sua vez a criação de conteúdo audiovisual, tendo como objetivo entreter os seus respectivos Públicos

Profissional da Internet

Assim como descrito nos profissionais de rádio e TV o profissional de Internet , tem como seu objetivo principal a criação de conteúdo, e com apenas a diferença o canal de distribuição do mesmo.

Cada profissional da internet trabalha com uma plataforma distinta e que se adapte melhor a ele mesmo, então aqui fica um pouco das capacitações que um bom profissional de internet precisa.

  • Poder de comunicação
  • Criatividade para criar conteúdos
  • Conhecimento técnico avançado de informatica
  • Conhecimento de redes e plataformas de distribuição
  • Direção e planejamento do conteúdo que ira criar

Como Funciona a Profissão de Comunicador na Internet

Como descrito, o profissional de internet é basicamente um comunicador, mas com o poder da internet a sua disposição para distribuir e criar conteúdos dos mais diversos possíveis.

Alguns profissionais vão além da criação de conteúdo, roteiro, e edição de videos, alguns deles comando equipes e dirigem conteúdos para diversas plataformas.

Para um profissional de internet e tendo-a como seu principal meio de comunicação, a diversidade é sua aliada para experimentar e criar centenas de conteúdos.

O Mercado dos Profissionais de Comunicação

Com a mudança continua do mercado de trabalho pelo mundo inteiro, são criadas novas profissões e especializações o tempo todos, e com isso o mercado exige cada vez mais de cada profissional que deseja se manter atualizado na sua área.

E para os profissionais de comunicação não é diferente, nas áreas de Rádio, TV e Internet, assim como para qualquer criador de conteúdo, essa é uma época a qual nunca se viu antes.

A demanda por mão de obra especializada e capacitada é cada dia maior, e os salários cada vez maiores. Tendo em vista que cada salário pode variar muito, não iremos expor nenhum número aqui, seja ele fictício, e um levantamento feito dos últimos anos.

Mas separamos algumas especializações que tem grande demanda no mercado, de Rádio, TV e Internet pelo mundo. São elas:

Marketing Digital

Na era digital o mundo está basicamente a um clique de distancia, e se você tem o mundo a sua disposição, você pode ter o mundo inteiro para divulgar sua marca e/ou produto.

A uma grande tendência na procura de profissionais de Marketing Digital para os anos vindouros, e como qualquer bom comunicador é essencial saber o básico disso.

Photoshop

Para quem quer ter um destaque a mais em qualquer uma das profissões que discutimos acima, ter uma noção avançada de Photoshop pode fazer com que portas sejam abertas.

Com o mundo cada vez mais visual, a procura por editores de videos e imagens é enorme, e o mercado está muito carente de profissionais competentes, então se especialize e terá grandes oportunidades

Inglês

O inglês não é mais uma novidade para ninguém, e ele é basicamente um pré requisito para a entrada em muitas impressas, e se você ainda não sabe falar inglês, o mercado fica muito mais concorrido para você.

O inglês é quase que a língua universo do Planeta e por isso para ser um bom profissional de comunicação seja de rádio, TV e/ou internet é mais que necessário saber se comunicar nessa língua.

O Futuro da Profissão

Toda profissão tem seus altos e baixos, e suas épocas boas e ruins, e essa é a era dos profissionais de Rádio, TV e Internet.

Nunca antes foi tão importante saber se comunicar de uma forma simples clara, para poder passar, seja um bom conteúdo quanto para divulgar uma marca, e/ou produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.