Profissão

Estudar Zootecnia: entenda como funciona a profissão

Estudar Zootecnia oferece aos estudantes uma imensa variedade de opções em atividades para desenvolver suas habilidades na área. Todas elas envolvem a produção e a produtividade, que são úteis para manter os animais.

Essa opção também é de grande importância para aqueles que desejam aprender mais sobre as questões socioeconômicas e do desenvolvimento do agronegócio. Isso porque, existe a opção de trabalhar com os fatores que envolvem a economia e administração no setor.

Segundo especialistas nessa área, essa profissão é voltada para as pessoas que desejam trabalhar na produção animal. Sendo assim, o segmento envolve fazer com que o animal viva da melhor maneira possível e, dessa maneira, produza melhores resultados.

Publicidade

Estudar Zootecnia: O que fazem os profissionais dessa área?

Assim como ocorre em outras profissões, como é o caso de quem trabalha com a venda em produtos de loja de brinquedos educativos, muitas pessoas não compreendem como, de fato, os profissionais zootecnistas trabalham.

Alguns, inclusive, acreditam que esses profissionais atuam em fazendas e leiloam gados. Mas existem diferentes áreas para atuação que estudar zootecnia oferece aos seus graduandos.

Publicidade

Incluindo profissões em indústrias alimentícias que, na maioria das vezes, oferecem um plano de saúde corporativo aos seus colaboradores.

Os profissionais formados na área de zootecnia precisam estar atentos e compreender os avanços tecnológicos, já que estão cada vez mais presentes na área.

Atualmente, os especialistas na área podem verificar diversos aplicativos e drones para aumentar a realidade dos setores. E eles estão disponíveis para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos que serão ofertados aos consumidores.

Confira, a seguir, quais áreas de atuação que estudar zootecnia oferece a você.

Quais as áreas de atuação para quem estuda zootecnia?

Aqueles que desejam estudar zootecnia devem ter em mente que essa graduação não oferece somente trabalho em fazendas.

Isso porque também existem áreas de atuação nos setores de produção de alimentos e medicamentos. Além dos frigoríficos e outras fábricas voltadas à produção de produtos derivados de animais.

Veja alguns dos setores que você poderá atuar caso deseje estudar zootecnia:

  • Bioclimatologia

Caso opte por seguir essa área de atuação, trabalhará com os efeitos que o ambiente causa nos animais, incluindo: mudanças climáticas e como ocorre a criação durante cada uma das estações do ano.

  • Comércio

Os graduandos dessa área também podem atuar com a venda de diferentes espécies de animais para outros profissionais, esse é o caso dos leilões de gado. Também podem trabalhar na parte de orientação, informando as pessoas sobre as melhores opções para investir para criação de seus bichos (como venda de ração).

  • Nutrição e Alimentação

Os graduandos em Zootecnia podem também trabalhar na área de desenvolvimento de rações e outros suplementos alimentares. Essa parte não envolve aumentar o peso corporal dos bichos, mas sim mantê-los saudáveis e produtivos.

  • Genética

Ao ingressar nessa área de atuação, os profissionais trabalham na reprodução dos animais. O objetivo é simples: fazer com que eles cheguem a um animal com grande produção, seja referente ao seu tamanho ou quantidade de produção, como ovos.

  • Pesquisa

Nessa área, os profissionais irão atuar com pesquisas e novas técnicas do setor.

  • Saúde

Os profissionais dessa área trabalham com o desenvolvimento saudável dos animais, seja através de uma dieta balanceada ou em instalações adequadas para que eles possam se alimentar.

Fora essas áreas, os graduandos que decidirem estudar zootecnia também podem trabalhar nos seguintes setores:

  • Extensão Rural;
  • Bem-Estar;
  • Planejamento e Administração Rural;
  • Processamento de Alimentos.

Mas em todas essas áreas, é essencial que os profissionais zootecnistas tenham conhecimento sobre o segmento em que estão trabalhando.

Isso porque, a busca pelo conhecimento é essencial para compreender a melhor maneira de se organizar, planejar e gerenciar suas atividades diárias.

Como funciona o mercado de trabalho para quem é zootecnista?

O mercado de trabalho para quem estudar zootecnia é bastante forte na região Centro-Oeste de nosso país.

Isso porque, é nesse lugar que estão concentradas grande parte das fazendas. Mas também existem chances para esses profissionais em outras regiões do Brasil.

Caso queira desenvolver suas habilidades nas regiões Sul e Sudeste do país, o campo é muito promissor para os segmentos de pesquisa. Nesses locais, existem empresas que exportam produtos de origem animal para outras localidades.

Uma das maiores empresas que empregam profissionais desta área em nosso país é a “Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria”. Ela seleciona os profissionais que irão trabalhar realizando pesquisas e projetos para a corporação.

Quais são as atividades desenvolvidas por um zootecnista?

Assim como outros cursos, estudar zootecnia envolve muito esforço e determinação dos graduandos.

E, assim como as demais, não existe uma atividade básica para realizar nas profissões do segmento. Mas, normalmente, as seguintes atividades são realizadas:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Determinar quais serão as técnicas utilizadas para o cruzamento e no pasto;
  • Conferir quais são as melhores condições higiênicas para os animais;
  • Selecionar os melhores animais presentes no rebanho para a reprodução;
  • Fazer pesquisas para verificar quais são as principais necessidades nutricionais do rebanho;
  • Conferir a avaliação genética do rebanho;
  • Manter a cartela de vacinação e medicação dos animais em dia;
  • Seguir um padrão para o acompanhamento dos animais para o abate, além de armazenar os produtos que são derivados animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *