Questões

Questão da UNIP 2022 sobre Cadeias Alimentares

(UNIP-MEDICINA/2022) Observe a figura.

Tendo em vista as relações e as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente, considere a figura apresentada e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Cada nível alimentar apresentado nessa cadeia é conhecido também como nível trófico.
b) A figura identifica uma cadeia alimentar, considerando cada indivíduo isoladamente, para fins de estudos sobre a transferência de matéria e de energia entre eles.
c) A figura ilustra a transferência de matéria e energia para os seres vivos ao longo da cadeia alimentar de um ecossistema terrestre.
d) As setas indicam o consumidor secundário e, consequentemente, o sentido do consumo de matéria e de energia.
e) A planta representa o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e, dela, os demais níveis tróficos dessa cadeia dependem direta ou indiretamente.

Publicidade

Resolução

Na cadeia alimentar representada na figura, a planta ocupa o primeiro nível trófico (produtor), o gafanhoto é consumidor primário (alimenta-se do produtor), o sapo é consumidor secundário (alimenta-se do consumidor primário) e a ave de rapina é consumidor terciário (alimenta-se do consumidor secundário).
Em uma cadeia alimentar as setas indicam o sentido de transferência de matéria e energia, sendo que esta decresce ao longo da cadeia, enquanto a matéria tem comportamento cíclico.

Resp.: D

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *