Questões

Questão da Fuvest 2021 sobre Projeções Cartográficas

(FUVEST/2021 – 1ª fase) 



Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar:

a) Interesses geopoliticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de GallPeters.

Publicidade

b) As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida.

c) As projeções de Mercator e GaII-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson.

Publicidade

d) A projeção de GalI-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções.

e) Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada

Resolução:

As projeções apresentadas mostram a superfície terrestre representada de formas – técnicas – diferentes. A projeção de Mercator é do tipo conforme, privilegia as formas. Por ser cilíndrica equatorial, tem as porções de menor latitudes representadas com maior fidelidade, com grandes distorções nas áreas de maior latitude.

A projeção de Gall-Peters, do tipo equivalente, representa a superfície terrestre mantendo a proporção entre as áreas representadas, o que – comparada às projeções conformes –, resulta em maior deformação das áreas representadas.
A projeção de Robinson preocupa-se em preservar as distâncias, porém deforma as áreas e os ângulos. Não preserva forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades.

Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *