Petróleo: origem, composição e para que serve

O petróleo (óleo de pedra) é um líquido oleoso, insolúvel em água, mais leve que ela, de cor variando entre amarelo e negro, encontrado em jazidas, no subsolo da crosta terrestre.

O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, predominando nitidamente os hidrocarbonetos.

O petróleo é retirado das jazidas por meio de perfurações na crosta terrestre, através das quais se atinge o poço petrolífero.

Inicialmente, o petróleo jorra espontaneamente, em razão da grande pressão de seus gases; depois de certo tempo, a pressão interna torna-se insuficiente para levar o petróleo à superfície da crosta terrestre, e a extração é feita por meio de bombas. Obtém-se, assim, o petróleo bruto.

A seguir, o petróleo bruto é submetido a processos mecânicos de purificação: por decantação, é separada a água salgada bem como a matéria em suspensão (particularmente areia e argila) etc. Após o tratamento mecânico, o petróleo é submetido a um processo de fracionamento.

Atualmente, o petróleo é um dos recursos naturais dos quais a sociedade é dependente. Inúmeros materiais são fabricados a partir dessa matéria prima, e o petróleo é um assunto constantemente discutido na televisão e nos jornais devido à sua influência na economia, sendo inclusive sinônimo de riqueza e poder de um país. Por esse motivo, o petróleo já foi motivo de diversas guerras, tais como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.