Química

Questões sobre pH

01) (ENEM/2018 PPL) O aproveitamento integral e racional das matérias-primas lignocelulósicas poderá revolucionar uma série de segmentos industriais, tais como o de combustíveis, mediante a produção de bioetanol de segunda geração. Este processo requer um tratamento prévio da biomassa, destacando-se o uso de ácidos minerais diluídos. No pré-tratamento de material lignocelulósico por via ácida, empregou-se uma solução de ácido sulfúrico, que foi preparada diluindo-se 2.000 vezes uma solução de ácido sulfúrico de concentração igual a 98g/L, ocorrendo dissociação total do ácido na solução diluída. O quadro apresenta os valores aproximados de logaritmos decimais.

Disponível em: www.cgee.org.br. Acesso em : 03 ago. 2012 (adaptado)

Sabendo-se que as massas molares em g/mol dos elementos H, O e S são, respectivamente, iguais a 1; 16 e 32, qual o pH da solução diluída de ácido sulfúrico preparada conforme descrito.

Publicidade

A) 2,6
B) 3,0
C) 3,2
D) 3,3
E) 3,6

02) (UFRGS/2019) O leite “talhado” é o resultado da precipitação das proteínas do leite (caseína), quando o seu pH for igual ou menor que 4,7. Qual das soluções abaixo levaria o leite a talhar?

Publicidade

a) NaOH (0,01 mol.L-1)
b) HCl (0,001 mol.L-1)
c) CH3COOH (0,01 mmol.L-1)
d) NaCl (0,01 mmol.L-1)
e) NaHCO3 (0,01 mol.L-1)

03) (Famema 2019) A figura apresenta a fórmula estrutural e a variação da cor do indicador azul de bromotimol em função do pH.

Esse indicador foi utilizado em uma aula de laboratório onde três soluções A ([H⁺] = 10-8 mol/L), B ([OH] = 10-9 mol/L) e C ([H⁺] = 10-7 mol/L) foram avaliadas em relação ao seu caráter ácido-base.

a) Considerando o produto iônico da água Kw = [H⁺] ⋅ [OHˉ] = 10-14, preencha a tabela presente no campo de Resolução e Resposta, associando as soluções às cores assumidas pelo indicador.

Solução Cor do indicador
A
B
C

b) Dê o nome da função orgânica que tem o oxigênio ligado diretamente ao anel aromático do indicador. Indique com um asterisco, na estrutura presente no campo de Resolução e Resposta, o carbono quiral existente na molécula do azul de bromotimol.

 

Resolução das Questões sobre pH

01) B
A solução de ácido sulfúrico de concentração igual a 98 g/L foi preparada e diluída 2.000 vezes.

02) B

03)

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *