Enem 2019: o que comer antes e durante a prova

Neste domingo, dia 03 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes fazem as provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Os candidatos deverão responder a 45 questões de cada área de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação.

Para orientá-lo quanto ao que comer e beber antes e durante a prova do exame, nutricionistas dão dicas que auxiliam no raciocínio e na manutenção da concentração. Além disso, há alimentos que provocam sonolência, e devem ser evitados. Confira algumas dicas de alimentação para as provas.

A seguir, confira dicas de nutricionistas sobre o que comer antes e durante o Enem:

  1. Evite surpresas. Não deixe para provar alimentos diferentes, aos quais não está acostumado, na semana da prova, e principalmente no dia da prova.
  2. Não faça jejum. Não se deve ter um intervalo grande de tempo entre as refeições, pois o cérebro precisa de energia para propiciar bom rendimento ao estudante.
  3. Na véspera, opte por alimentos leves. O ideal é evitar comidas com altos índices de gordura, que podem dificultar o processo de digestão. Congelados, refeições prontas e frituras devem ficar fora da dieta do candidato.
  4. Mantenha-se hidratado: não ingerir a quantidade suficiente de líquidos pode provocar cansaço, sonolência e mal-estar. Recomenda-se a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Nos dias de prova do Enem, recomenda-se distribuir a ingestão de líquidos ao longo do dia para evitar a necessidade de ir ao banheiro muitas vezes durante a prova.
  5. Tome café da manhã e almoce. Muitos candidatos ficam em dúvida se devem almoçar antes de ir para a prova, pois o fechamento dos portões é até 13 horas (horário de Brasília). Mas a recomendação é que se tome um café da manhã e almoce.
  6. Durma e acorde cedo. No início do domingo, ingira frutas e alimentos proteicos, como ovo cozido ou queijo. No almoço, dê preferência por um almoço leve, sem alimentos gordurosos.
  7. Evite o excesso de cafeína.  De acordo com especialistas, a ansiedade aumenta a liberação do cortisol, hormônio do estresse, e isso aumenta a produção de ácido clorídrico no estômago. O café, dependendo da quantidade em que foi ingerido, agrava esse processo, provocando azia, refluxo e desconforto abdominal.
  8. Leve lanches saudáveis. No dia da prova, boas opções de alimentos são: barra de cereal, frutas, banana passa sem açúcar, amêndoas, água e suco. Chocolate pode ajudar a dar energia, principalmente o amargo, mas atenção: em dias quentes, ele derrete e faz sujeira. Alimentos muito perecíveis, como iogurte, também devem ser evitados, já que é impossível ter refrigeração durante o exame.
  9. Evite salgadinhos industrializados: eles possuem muito sal e provocam sede. Com isso o candidato perderá tempo indo ao banheiro diversas vezes.

O que almoçar no dia?

Um prato leve, que fornecerá energia ao candidato, sem prejudicar a digestão, pode ser: um grelhado, salada crua (que traz saciedade) e uma fonte de carboidrato (arroz ou batata, por exemplo). Para aqueles que não comem carne, a proteína pode ser ovo ou soja, por exemplo.

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