NoticiasSaúde

Gravidez Psicológica: o que é, sintomas e causas

A gravidez psicológica acabou se tornando um dos problemas mais recorrentes que milhares de mulheres acabam apresentando, e pensando nisso, decidimos vir falar o que é a gravidez psicológica e por que ela acontece.

Portanto, pode-se afirmar que mais abaixo você verá diversos pontos importantes sobre este problema, como a sua definição, principais causas, alguns fatores de risco, sintomas e até mesmo tratamento.

Com isso, caso você realmente queira aprender o que é a gravidez psicológica e por que ela acontece, acaba se tornando essencial e fundamental que você preste muita atenção em todas as informações a seguir.

Publicidade

O que é a gravidez psicológica e por que ela acontece: entenda tudo sobre este problema

Primeiramente, é essencial que você entenda bem a definição da gravidez psicológica, para assim, poder entender as suas causas, sintomas e tratamentos.

Também denominada como gravidez fantasma ou até mesmo pseudocyesis, a gravidez psicológica se trata de um transtorno, no qual a mulher acaba acreditando que está grávida, entretanto, a história não é bem essa.

Publicidade

A mulher não somente acha que está grávida, mas também os sintomas comuns da gestação também acabam sendo apresentados, como o cansaço extremo, os enjoos, inchaço das mamas, entre outros.

Entretanto, mesmo com tais sintomas, quando está mulher vai fazer o teste de gravidez, para assim, comprovar este fenômeno, um choque acaba vindo à tona, com o resultado negativo do teste.

Por conta deste choque, muitas vezes estas mulheres não aceitam de primeira o resultado, desenvolvendo assim, diversos outros problemas, que podem permanecer durante meses.

Além disso, os sonhos com a gestação também acabam se tornando comuns durante estes períodos, e por conta disso, podemos observar diversas pesquisas sobre o que significa sonhar com gravidez.

Infelizmente, por conta da mulher que está passando por uma gravidez psicológica não conseguir enxergar a sua verdadeira situação, tal problema pode acabar durando os 9 meses de uma gestação, ou até mesmo anos, em casos extremos.

Quais são as causas da gravidez psicológica?

Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro da definição de uma gravidez psicológica, portanto, chegou a hora de ver quais são as suas causas, para assim, ficar por dentro de tudo sobre o que é a gravidez psicológica e por que ela acontece.

Mesmo na atualidade, ainda não existem causas específicas e comprovadas que conseguem ocasionar este transtorno, entretanto, pode-se dizer que as causas mais comuns para este transtorno são problemas psicológicos e emocionais que a mulher já sofreu ou sofre.

Milhares de teorias já foram criadas, entretanto, a que costuma fazer mais sentido, é em relação ao forte desejo para engravidar que a mulher possui, e ao acabar sentindo qualquer sintoma parecido com os da gestação, a gravidez psicológica acaba se desenvolvendo.

Além dos sintomas parecidos, também devemos citar sobre a famosa intuição, onde muitas mulheres acabam se baseando e acreditando neste sentimento, proporcionando assim, a gravidez psicológica também.

Além do forte desejo, o medo ou a falta de vontade de ter filhos também pode acabar sendo um dos motivos para o desenvolvimento da gravidez psicológica, já que, ao sentir quaisquer sintomas que fazem parte da rotina de uma gestação, estas mulheres já acabam ficando em alerta e com diversos pensamentos em relação a uma possível gravidez.

Para finalizar, devemos citar que, esta preocupação em excesso consegue aumentar os níveis do hormônio progesterona no corpo da mulher, permitindo assim, que outros sintomas semelhantes a gravidez apareçam, tornando assim, a gravidez psicológica ainda mais real.

Quais são os principais sintomas da gravidez psicológica?

Com isso, chegou a hora de você ver os principais sintomas da gravidez psicológica, para assim, ficar por dentro de tudo sobre o que é a gravidez psicológica e por que ela acontece.

Como citado, a gravidez psicológica se trata de um transtorno, no qual costuma fazer com que a mulher apresente todos os sintomas de uma gestação, mesmo não estando neste período.

Sendo assim, pode-se dizer que os principais sintomas que quem acaba desenvolvendo este transtorno costuma apresentar são:

  • Náusea, especialmente matinal;
  • Mamas inchados e doloridos;
  • Produção de leite;
  • Ganho de peso;
  • Apetite intenso ou reduzido;
  • Alongamento do útero;
  • Parto falso;
  • Suavização do colo de útero; e
  • Mudanças no ciclo menstrual.

Percebeu o quão sério e real pode ser uma gravidez psicológica? Por conta disso, é essencial buscar o mais rápido possível um psicológico, para assim, fazer o tratamento deste transtorno e buscar as suas causas.

Como funciona o tratamento da gravidez psicológica?

Para finalizar com chave de ouro, devemos citar um pouco sobre como funciona o tratamento de uma gravidez psicológica, para assim, você ficar por dentro de tudo sobre este transtorno.

Por ser um transtorno psicológico, já era de se esperar que o seu tratamento seria feito juntamente com um psicológico, para assim, tentar achar as causas que levaram ao desenvolvimento do transtorno, além de tentar solucionar ou amenizar tais causas.

Muitas vezes estas causas estão relacionadas ao relacionamento e exemplo que a mulher teve com a maternidade em sua infância, podendo assim, ter causado diversos traumas.

Com isso, pode-se dizer que você já está por dentro de tudo que é necessário para entender o que é a gravidez psicológica e por que ela acontece.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *