NoticiasSisu

Como participar da lista de espera no Sisu 2021/1

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das opções de curso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 podem, a partir de hoje, sexta-feira (16), participar da lista de espera manifestando interesse na primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

O prazo para demonstrar interesse em participar das listas de espera será entre 16 e 23 de abril. Os participantes podem acompanhar as convocações a partir do dia 27 de abril, pelos portais de comunicação de cada universidade.

O que é a lista de espera?

A lista de espera do Sisu é utilizada para o preencher as vagas que ainda estão disponíveis nas instituições de ensino superior, após a chamada regular. Ao final da primeira chamada, a lista de espera é disponibilizada às instituições para convocação dos candidatos.

Publicidade

Quem pode manifestar interesse em participar da Lista de espera do Sisu?

Podem participar da lista de espera os estudantes que não tenham sido selecionados em nenhuma de suas duas opções de curso nas chamadas regulares. O candidato não classificado poderá manifestar interesse em apenas uma das duas opções de curso disponíveis.

Como fazer para participar da Lista de espera do Sisu?

O candidato deve acessar o sistema entre os dias 16 e 23 de abril e, em seu boletim, se não houver aprovação em nenhuma das duas modalidades, o sistema mostrará a mensagem “Você não foi selecionado na chamada regular”.

Publicidade

Nessas condições, o participante pode escolher em qual das duas opções de curso inscritas deseja se inscrever para lista de espera e clicar no botão “Participar da Lista de Espera”.

Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Quem passou na segunda opção de curso do Sisu pode ficar na lista de espera da primeira opção?

Não. Com as mudanças no Sisu em 2019, não é mais possível participar da lista de espera após ser selecionado em uma das duas opções de curso. O aluno que for aprovado em alguma das opções de curso, deverá se matricular nela, ou perderá a vaga.

Posso entrar nas listas de espera das duas opções de curso?

Não. O candidato que não foi selecionado em nenhuma das duas vagas escolhidas deve se inscrever em apenas uma das opções para concorrer na lista de espera.

Como é possível acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu?

O resultado da convocação dos inscritos na Lista de Espera do Sisu 2021 será divulgada a partir da terça-feira, 27 de abril, pela página oficial das instituições na qual o candidato tenha manifestado interesse.

A responsabilidade por convocar os classificados da lista de espera é da própria instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem os canais de comunicação da universidade selecionada para saber o cronograma de convocação das próximas chamadas, os prazos e as regras para matrículas.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

A documentação necessária para realizar a matrícula pode variar entre as instituições, dessa forma o candidato deve entrar em contato com a universidade para conferir nos editais quais documentos são solicitados.

No entanto, é possível conferir os documentos básicos que são solicitados para ingressar em qualquer universidade, mas fica válido reforçar que é necessário verificar com a instituição a lista completa dos documentos exigidos. Confira a lista abaixo dos documentos mais comuns que são solicitados:

  • Documento original com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

Documentação para aqueles que possuem cotas:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Comprovante de renda familiar;
  • Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.

Calendário do Sisu 2021/1

  • Inscrições – 6 a 14 de abril
  • Resultado chamada regular – 16 de abril
  • Prazo para lista de espera – 16 a 23 de abril
  • Matrícula chamada regular – 19 a 23 de abril
  • Convocação de candidatos em lista de espera – a partir de 27 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *