NoticiasSisu

SISU 2021/1: quais documentos necessários para fazer a matrícula?

O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fica apreensivo esperando a lista de convocados que conseguiram passar no programa. Logo, é preciso também estar atento a todos os documentos para realizar a matrícula na universidade escolhida.

Como serão poucos dias para fazer a matrícula, o estudante não tem tempo a perder, então deve ter em mãos toda a documentação solicitada para que possa agilizar a inscrição e garantir a sua vaga, ainda mais se tem confiança em passar na primeira chamada.

Documentos necessários para matrícula no Sisu

Geralmente, o Sisu solicita alguns documentos básicos para a realização da matrícula, como RG, CPF, mas o Ministério da Educação (MEC) informa que o candidato deve entrar em contato com a instituição de ensino superior público para saber quais os documentos necessários para fazer a matrícula.

Publicidade

Caso tenha sido convocado na primeira chamada, recomendamos que entre em contato com a secretaria da instituição ao qual foi selecionado para verificar toda a documentação detalhada para o seu ingresso.

Como mencionado, normalmente são solicitados documentos básicos para ingressar em qualquer universidade, seja pública ou privada, mas fica válido reforçar que é fundamental entrar em contato com a instituição para saber se há algum documento diferente que é somente solicitado por ela. Confira a lista abaixo dos documentos mais comuns que são solicitados:

Publicidade
  • Documento original com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

Documentação para aqueles que possuem cotas:

  • Comprovante de renda familiar;
  • Comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública.

Não consegui passar no Sisu, e agora?

Caso não tenha passado no Sisu, não se desespere! A concorrência é muito grande para milhões de estudantes no país e há muitos cursos concorridos, como Medicina e Engenharia, por exemplo.

Neste caso, você pode também realizar a sua inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre deste ano, realizar uma prova específica da universidade em que deseja ingressar, ou estudar por mais um ano para garantir a sua vaga!

Algumas universidades privadas também utilizam-se do Enem para que o candidato possa garantir sua vaga e ainda mesmo conseguir descontos de até 100% caso consiga acertar a pontuação do seu vestibular.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *