FiesNoticiasProuniSisu

MEC divulga cronograma completo do SISU, ProUni e FIES; veja aqui

Os estudantes que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem começar a se planejar para concorrer às milhares de vagas para o ingresso nos cursos de ensino superior que são ofertados pelas instituições universitárias reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).

Nesse sentido, o MEC já divulgou quais são as datas das inscrições e divulgação dos resultados dos primeiros processos seletivos deste ano de 2022.

As datas que foram divulgadas pelo MEC se referem ao cronograma do SISU (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre de 2022.

Publicidade

No próximo mês de fevereiro, serão abertas as inscrições do SISU e do ProUni. As inscrições para o Fies 2022, por outro lado, somente serão abertas no mês de março.

SISU 2022

As inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) começam no dia 15 de fevereiro de 2022, e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro de 2022. Ou seja, serão 4 (quatro) dias de inscrições abertas no Sisu deste ano.

Publicidade

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (prazo para manifestar interesse).

ProUni 2022

Por sua vez, o prazo de inscrição para o ProUni (Programa Universidade para Todos) será do dia 22 de fevereiro de 2022 a até o dia 25 de fevereiro de 2022. Da mesma forma que o Sisu, os estudantes também terão um total de 4 (quatro) dias para fazer a inscrição no ProUni.

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

Resultado dos pré-selecionados:
1ª chamada – 2 de março
2ª chamada – 21 de março

Comprovação das informações da inscrição:
1ª chamada – 3 a 14 de março
2ª chamada – 21 a 29 de março

Lista de espera:
4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

FIES 2022

E então, no começo do mês de março, do dia 8 de março até o dia 11 de março, é a vez das inscrições abertas no Fies 2022.

Neste ano, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) está com a oferta de 110.925 vagas. Um número maior do que a oferta do Fies no ano passado.

Inscrições: 8 a 11 de março

Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março

Complementação da inscrição:
16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Mais Informações

Os editais do Sisu, do Prouni e do Fies do primeiro semestre de 2022 já estão disponíveis para consulta. Publicado nessa quarta-feira (19/01), no Diário Oficial da União (DOU), pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), os três editais definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos deste ano de 2022.

Além disso, é válido ressaltar que as inscrições para todos os 3 (três) processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, de forma exclusiva, pela internet.

Em todos os processos seletivos, a classificação dos estudantes é feita de forma a tomar como base a nota obtida dos mesmos na edição mais recente do Enem. Ou seja, o Enem 2021. Porém, para o caso específico do Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir do ano de 2010 até a prova mais recente, também pode fazer a sua inscrição e, assim concorrer a uma vaga do programa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *