NoticiasSisu

MEC disponibiliza consulta de vagas do SISU 2020

O MEC liberou a consulta das vagas referentes ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), edição 2020. A seleção ocorrerá usando as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Como consultar vagas do Sisu 2020?

A consulta de vagas poderá ser realizada no site do MEC para posterior realização da inscrição; conforme cronograma do Sisu 2020, que será liberado juntamente com o edital da Seleção Unificada; disponibilizado após o resultado do Enem 2019.

Pesos diferentes para as Provas do Enem e Bônus Regional

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, para determinada prova do Enem; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Tais informações são disponibilizadas no termo de adesão da Instituição com o MEC.

Publicidade

Além dos pesos nas notas do Enem, as Instituições poderão conceder bônus regional, que varia de 10 a 20% de acréscimo na nota final do Enem.

Inscrição Sisu 2020

O candidato poderá fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020, no site do MEC, desde que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, com nota na redação diferente de zero e não seja candidato treineiro.

Publicidade

Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no sistema do Enem.

Notas de corte Sisu

A nota de corte divulgado pelo Sisu serve apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

As notas de corte são divulgadas após o primeiro dia de inscrições. Em 2020, serão oferecidas mais de 220.000 vagas nas diversas Instituições federais brasileiras.

Reservas de Vagas

As universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes, que cursaram o ensino médio em escolas públicas; de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas); alterada pela Lei nº 13.409/2016. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *