NoticiasSisu

UFPE: confira os pesos e notas mínimas no SISU 2021/1

Com o início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na terça-feira, 6 de abril, os candidatos estão ansiosos com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desta forma, os interessados em ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) seguem na maratona para saberem calcular o peso da nota do Enem para os cursos por meio do Sisu.

Em janeiro, a instituição divulgou os pesos dos exames nos cursos oferecidos e as notas mínimas que os interessados precisam atingir nas provas.

Publicidade

Ao todo, são oferecidas 6.922 vagas para os candidatos pernambucanos. No programa do Sisu, cada instituição pública define as notas mínimas que o candidato tem de tirar em cada um dos exames objetivos do Enem, como também o peso de cada prova.

Desta forma, a universidade estuda a “importância” das áreas do conhecimento que considera mais pertinente com a graduação escolhida pelo estudante.

Publicidade

Para a graduação em Medicina, por exemplo, a prova que obtém maior peso é a de Ciências da Natureza, com peso 3. As notas mínimas para o curso são 450 pontos na redação, 450 pontos em matemática, 450 pontos em ciências humanas, 500 pontos em linguagens e 500 pontos em ciências da natureza.

Já Redação e Linguagem possuem maiores pesos para a graduação em Direito, com peso 3 cada uma. A pontuação mínima em direito é 600 pontos em redação, 350 em matemática, 500 em linguagens, 500 em ciências humanas e 350 em ciências da natureza.

Como calcular notas do Enem

Para que o candidato consiga ingressar em uma universidade por meio do Sisu ou Prouni, as médias das provas é que são consideradas e não cada nota individualmente. Vai depender do curso que o candidato escolher e da instituição que deseja ingressar, cada área do conhecimento possui um peso, ou seja, umas podem ter pesos mais que as outras.

A nota que o candidato tirou em matemática, neste caso, pode ter peso 2 ou 3 em uma categoria de curso e ter peso menor, por exemplo, 1, para outra graduação.

Portanto, para calcular a nota do Enem, você deve somar a nota das cinco áreas do conhecimento e dividi-las por cinco, caso os pesos das áreas sejam iguais. Caso a universidade selecionada siga o sistema de peso, é necessário somar o valor das cinco notas multiplicando-as por cada peso equivalente, obtendo a média final do Enem.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *