NoticiasSisu

MEC lança simulador da nota de Corte do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nova ferramenta com intuito de auxiliar os estudantes: um simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema entrou no ar no dia 17 de janeiro de 2019, um dia antes da divulgação do resultado do Enem 2018 e já pode ser usado pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (18) por volta de 8h20 da manhã. A previsão do MEC era de que o resultado saísse às 10h, mas de acordo com nota da entidade, a divulgação foi realizada um pouco antes para que pudessem ser feitos testes e garantir que às 10h o sistema suportaria toda demanda de acessos. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 55 candidatos tiraram a nota mil na prova de redação do Enem 2018. O número de candidatos que zeraram a prova de redação do Enem 2018 foi superior a 110 mil.

Os dados do simulador são os das notas mínimas exigidas para um candidato ter sido aprovado nas edições passadas do Sisu – isso não quer dizer que ele saberá com 100% de segurança se será ou não aprovado para determinada vaga no Sisu do primeiro semestre de 2019, mas dá uma ideia da concorrência.

Publicidade

“Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar onde teria sido aprovado e em quais opções”, afirmou o MEC, em um comunicado.

Filtros no simulador do Sisu

Ao inserir as notas do Enem em cada uma das quatro áreas de conhecimento e redação, o candidato recebe, do simulador, uma lista de todos os cursos em que a nota mínima exigida para aprovação era menor do que a nota do estudante no Sisu.

Publicidade

O sistema ainda mostra qual seria a nota do estudante, caso tivesse concorrido com essa pontuação na edição passada, o Sisu 2018. Essa variação ocorre porque as universidades podem atribuir pesos diferentes às áreas, o que implica na oscilação da nota. Por exemplo, uma universidade que oferte o curso de medicina pode atribuir mais peso para a nota de ciências da natureza, enquanto uma universidade que oferte engenharia pode atribuir um peso maior à prova de matemática, por exemplo.

O simulador do Sisu também permite que os candidatos façam diversos filtros para achar as opções de curso desejadas:

  • Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)
  • Regiões do Brasil
  • Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
  • Nome da carreira
  • Estado brasileiro

“O objetivo é manter o simulador sempre atualizado, com dados da última edição do Sisu, e disponível para acesso durante todo o ano, de forma a incentivar o estudante a melhorar o seu desempenho no Enem para obtenção de vaga no curso de graduação desejado”, diz a nota do ministério.

Inscrições no Sisu 2019

O Ministério da Educação lembrou, ainda, que as inscrições para a primeira edição do Sisu 2019 terão início na próxima terça-feira, dia 22 de janeiro. As inscrições permanecem abertas até domingo, dia 27. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, dia 24, que o prazo para inscrições no Sisu 2019 foi prorrogado até as 23h59 do dia 27 de janeiro, domingo. Inicialmente as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2019 seria realizada de 22 a 25 de janeiro. A previsão é de que o resultado do Sisu 2019/1 seja divulgado na segunda-feira seguinte, dia 28 de janeiro. Para o Sisu 2019.1 são ofertadas mais de 235 mil vagas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *