NoticiasSisu

Sisu 2021: veja os cursos ofertados na modalidade EaD

Deseja ingressar em uma universidade pública pela modalidade de Ensino à Distância (EaD) e não sabe como? Pode solucionar a sua dúvida participando do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O programa permite que candidatos possam se inscrever em instituições públicas e federais que ampliam o ensino não só presencial, mas de forma remota para que possam ter acesso ao ensino superior de graduação.

Apesar disso, foi preciso que houvesse uma mudança no programa, pois não era permitido esse tipo de seleção. Após a segunda edição da seleção de 2020, com a autorização do Ministério da Educação (MEC), os vestibulandos puderam optar pelo EaD.

Publicidade

A pioneira desta mudança foi a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que disponibilizou vagas nos cursos de licenciatura da instituição com polos de apoio distribuídos pelo Rio Grande do Sul, estado em que está a sede da faculdade.

Nesta edição do programa, o número de vagas disponíveis aumentou, embora tenha sido de maneira retraída. Dito isso, quatro instituições federais ofereceram vagas em graduações remotas.

Publicidade

Ainda não conhece quais universidades estão oferecendo o Ensino à Distância? Então, conheça a seguir as vagas disponíveis no Sisu 2021 para essa modalidade de ensino:

UNIVERSIDADE

CURSO

POLO

CIDADE

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Gestão Hospitalar Campus – Maceió – Trapiche da Barra Maceió (AL)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Matemática Campus Tubarão Tubarão (SC)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus João Pessoa João Pessoa (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Souza – unidade sede Souza (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Campina Grande Campina Grande (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Picuí Picuí (PB)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Alegrete Alegrete (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Caçapava do Sul Caçapava do Sul (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Jaguarão Jaguarão (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Dom Pedrito Dom Pedrito (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Santana do Livramento Sant’Ana do Livramento (RS)

Ainda não participei do Sisu, o que faço?

Caso ainda não tenha realizado a sua inscrição no Sisu, mas ainda quer ter uma oportunidade de concorrer a uma vaga em uma universidade pública, você tem até esta quarta-feira, 14 de abril, para realizar essa etapa.

O resultado da primeira chamada será exibido no dia 16 de abril. Nesta edição, podem participar candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que não tenham zerado a redação. Confira o passo a passo da inscrição do Sisu:

  • Acesse o site de inscrição do Sisu 2021;
  • Realize o login com seus dados do Gov.br;
  • Confirme os seus dados no sistema;
  • Você terá duas opções de escolha de curso, sendo que a primeira deve ser a de maior preferência;
  • Selecione a sua modalidade de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições;
  • Se mudar de ideia, é possível alterar a opção de curso. Para isso, é recomendável acompanhar as notas de corte dos cursos para verificar quais são as oportunidades na disputa.

No período de inscrições, o sistema de inscrição notifica em tempo real qual é a nota de corte de cada curso. Contudo, esses valores poderão ser alterados, pois são atualizados conforme as inscrições são efetuadas.

Onde posso usar a nota do Enem, além do Sisu?

Caso não consiga ser aprovado no programa, você pode optar por se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Em comparação ao Sisu, o  Prouni seleciona candidatos para faculdades, centros universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%, já o Fies seleciona candidatos para faculdades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.

As edições do primeiro semestre dessas suas seletivas foram realizadas em janeiro de 2021. Todavia, o MEC predispôs-se a exibir novos prazos com antecedência após a divulgação do resultado da edição mais recente do Enem.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *