NoticiasSisu

UFV vai oferecer mais de 3 mil vagas no SISU 2021

Nesta semana, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), no estado de Minas Gerais (MG), divulgou a informação de que vai oferecer um total de mais de 3 mil vagas em seus respectivos cursos superiores para os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Ao todo, são 3.210 vagas que estarão disponíveis por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

As mais de 3 mil vagas universitárias serão direcionadas para os 3 (três) campi da UFV. De acordo com as informações que foram divulgadas pela própria universidade, estas vagas estarão distribuídas da seguinte forma:

  • 260 vagas no Campus da UFV de Viçosa
  • 550 vagas no Campus da UFV de Rio Paranaíba
  • 400 vagas no Campus da UFV de Florestal

Por ser o maior campi da universidade, a grande maioria das vagas que serão disponibilizadas pela UFV no SISU estão alocadas no campus de Viçosa.

Publicidade

UFV 2021 – Como vai funcionar o Sistema de Seleção?

Dentre as oportunidades de ingresso que estão sendo oferecidas pela UFV neste ano, metade das vagas é reservada para os estudantes que cursaram o seu Ensino Médio em escolas públicas, conforme a Lei de Cotas (Lei de nº 12.711, de 29 de agosto de 2012). De acordo com a lei, universidades, institutos e centros universitários federais devem garantir uma reserva das suas vagas para os candidatos cotistas, sendo que a parcela desta reserva deve corresponder a 50% do total de vagas oferecidas todos os anos em seus respectivos processos seletivos. E dentro deste percentual, também há a reserva de vagas para os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Para que estejam aptos para concorrer a uma vaga em algum dos cursos superiores que são oferecidos pela UFV, os estudantes interessados não podem ter tirado nota zero na prova de redação do Enem 2020.

Publicidade

No que diz respeito aos critérios de classificação, a UFV é uma instituição que utiliza exatamente os mesmos pesos de nota para todas as áreas de conhecimento que compõem a prova do Enem, independentemente do curso que o estudante pretende escolher para concorrer a uma vaga.

Em outras palavras, isso significa que todas as disciplinas que são cobradas no ENEM são avaliadas com o mesmo peso pela UFV em todos os seus cursos. Dessa forma, o estudante que teve uma nota maior em Ciências Exatas na prova do ENEM, por exemplo, não tem prioridade na seleção para um curso que faça parte deste grupo de conhecimento. Da mesma forma, o estudante que tirou uma nota mais elevada na parte de Linguagens e Códigos no Enem não alcança um peso maior caso concorra a uma vaga em um curso que trabalhe esse tipo de conteúdo em sua essência. No caso da UFV, para todos os cursos, o peso das disciplinas é o mesmo, sem exceção.

Quando começam as inscrições para o SISU 2021?

Para o estudante que deseja concorrer a uma vaga em um curso superior da Universidade Federal de Viçosa – UFV, é muito importante ficar bastante atento às datas.

As inscrições para o SISU 2021 neste primeiro semestre do ano vão acontecer entre os dias 6 e 9 de abril. O resultado deve ser divulgado já na semana seguinte, na terça-feira, dia 13 de abril de 2021.

Como já foi explicitado anteriormente, o processo de seleção vai se utilizar das notas que os estudantes obtiveram no Enem 2020. Por isso, é importante ter tirado uma nota que seja compatível com a concorrência do curso em que o estudante deseja se inscrever. Cursos com maior concorrência costumam ter uma nota de corte também maior, tornando o processo de seleção mais imprevisível para os estudantes que sonham com a vaga no Ensino Superior.

Para os estudantes que não conseguirem ser selecionados na primeira chamada do Sisu, há ainda a chance de integrar a Lista de Espera para o curso escolhido. O período de inscrições para as listas de espera começa no dia 13 de abril e vai até o dia 19 do mesmo mês. Sendo assim, não deixa de ser mais uma oportunidade para os estudantes que não conseguirem garantir a sua vaga no primeiro prazo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *