NoticiasVestibular

Unesp, USP e Unicamp divulga datas do Vestibular 2021

Diversas Universidades em todo o país aguardavam a definição do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020, para publicarem as datas de seus vestibulares.

De acordo com o calendário inicial, o Enem Impresso seria nos dias 1º e 8 de novembro e o Digital, 11 e 18 de outubro. No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus, depois de muita discussão, o MEC anunciou o adiamento do exame. Apesar de a preferência da maioria dos que votaram na enquete oficial ter sido maio de 2021, ficou definido que o exame tradicional acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital será no dia 31 de janeiro e em 7 de fevereiro.

 

Fuvest

A prova da primeira fase, que seria realizada no dia 29 de novembro de 2020, acontecerá no dia 10 de janeiro de 2021. A segunda fase será nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021. A divulgação da primeira lista de aprovados está prevista para 15 de março de 2021. A Fuvest também ampliou o prazo para recebimento dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição para o vestibular 2021 para o dia 24 de julho, pelo site.

Publicidade

O Manual do Candidato será disponibilizado no dia 24 de agosto e as inscrições para o exame estarão abertas entre os dias 31 de agosto e 23 de outubro de 2020. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. As 2.905 vagas destinadas pela Universidade de São Paulo para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/Enem estão mantidas.

Unicamp

Para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas, a primeira fase da Unicamp será aplicada em dois dias. Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro. Já quem vai prestar para a área de Ciências Biológicas/Saúde realizará a prova no dia seguinte, 7 de janeiro. Além disso, o número de locais de provas será ampliado, além da inclusão de duas novas cidades no estado de São Paulo: Barueri e Fernandópolis.

Publicidade

Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data. A primeira fase, que tradicionalmente era composta por 90 questões, passa a ter 72 perguntas objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de realização diminuirá de cinco para quatro horas. Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A segunda fase do vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 serão realizadas entre 30 de julho e 8 de setembro, no site da Comvest. A primeira chamada deve ser divulgada no dia 10 de março e o edital com o calendário completo será publicado em breve, segundo a assessoria da instituição.

Unesp

A Vunesp também decidiu, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd), realizar a primeira fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único na primeira fase aplicado nos anos anteriores. As provas da primeira etapa, então, serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas. Já a segunda fase será em apenas um dia, em 28 de fevereiro.

A primeira fase segue no mesmo formato dos anos anteriores, com 90 questões de múltipla escolha. Os detalhes sobre as provas da segunda fase e sobre a possibilidade de aproveitamento das notas do Enem no vestibular da Unesp serão definidos nos colegiados da universidade o mais breve possível.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *