NoticiasVestibular

Confira as datas para o vestibular UFPR 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou, na última sexta-feira, 13, as datas para o Vestibular de 2023. O período de inscrições vai de 18 de julho a 31 de agosto, mas o valor da taxa ainda não foi divulgado.

As solicitações para isenção, por inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão ser feitas entre os dias 18 e 25 de julho. Já os candidatos que comprovem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição particular, terão de 18 a 29 de julho para fazer o pedido de isenção.

O vestibular da UFPR 203 volta a ser aplicado em duas etapas, com um terceiro dia marcado para os testes de habilidades. Anteriormente, o processo seletivo teve as datas adaptadas em função da pandemia de covid-19.

Publicidade

As provas da primeira fase ocorrerão no dia 23 de outubro.

A segunda fase está marcada para 4 de dezembro e no dia 5 ocorrerão os testes de habilidades.

Publicidade

Desta vez, as provas da primeira etapa serão realizadas em doze cidades, o dobro de localizações do processo seletivo do ano anterior. De acordo com a UFPR, o aumento se deu porque há um grande número de inscritos de fora da Região Metropolitana de Curitiba.

Além das cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, onde já aconteciam as provas, os candidatos poderão fazê-las em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá, e também em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Para a prova de Literatura Brasileira, serão cobradas as obras Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques.

Para a prova de Sociologia foram selecionados os livros Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Tomazi, e Sociologia, de Sílvia Araújo e Maria Aparecida Bridi.

Já para a prova de Filosofia o candidato deverá ler Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, de Nicolau Maquiavel, e O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro.

Maiores informações sobre o vestibular 2023 da UFPR e outros processos seletivos podem ser acessadas no site www.nc.ufpr.br.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Universidade Federal do Paraná – UFPR (Foto: UFPR/Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *