Pism 2020: o que cai em cada dia de prova?

Com a proximidade das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2020), muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre quais disciplinas são cobradas em cada módulo do vestibular seriado. Para sanar algumas incertezas, confira algumas informações relacionadas às matérias das avaliações e sobre a pontuação. Os exames ocorrem nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro e o comprovante definitivo de inscrição foi divulgado nesta terça-feira, dia 19 de novembro. Ao todo são mais de 2,5 mil vagas ofertadas pela UFJF no PISM 2020.

Para facilitar a vida do estudante e oferecer um método de ingresso seriado, o Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, aplicados ao final de cada ano letivo, seguindo a etapa de aprendizado a qual o aluno está cursando. Para conquistar uma vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não ser reprovado em nenhum ano do ensino médio. As notas dos pontos de corte, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos pelos candidatos.

Módulo I e II

A pontuação é cumulativa, sendo que os Módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fazem prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada. As questões objetivas valem 1 ponto cada, alcançando um total de 40 pontos. As questões discursivas valem 5 pontos, em que o candidato por obter a pontuação 80.

Módulo III

A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.

No primeiro dia, todos os estudantes fazem prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As provas discursivas para a área de economia e administração são de língua portuguesa, matemática e sociologia. Quem optar por cursos do domínio de exatas faz provas discursivas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos aos cursos da área de humanas precisam discorrer sobre questões ligadas à língua portuguesa, literaturas e sociologia. Já para os candidatos ao campo da saúde, as perguntas discursivas são sobre língua portuguesa e biologia.

No segundo dia de provas do módulo III, todos os participantes fazem prova objetiva de física, química, geografia e história. Para área de economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química.

No módulo III, as questões objetivos valem 1 ponto cada e possibilitam que o candidato alcance o total de 40 pontos. As questões discursivas valem até 100 pontos.

Conteúdo programático para o Pism 2020

  • CURSOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
  • EXATAS: Ciência da Computação, Ciências Exatas, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Estatística, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação.
  • HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Cinema e Audiovisual, Design, Direito, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Letras-Libras, Moda, Música, Pedagogia, Psicologia, Rádio, TV e Internet, Serviço Social e Turismo.
  • SAÚDE: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

As provas do Pism 2020 ocorrem das 13h às 17h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.