NoticiasVestibular

UFPR volta a ter duas fases no Vestibular 2023

O vestibular 2023 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) voltará a ter as 2 (duas) fases. O anúncio foi feito pelo próprio reitor da instituição, o professor Ricardo Marcelo Fonseca, por meio de sua conta oficial na rede social Twitter.

A previsão é de que as etapas sejam realizadas ao final do mês de outubro (a 1ª fase) e no final de novembro (a 2ª fase). A divulgação das obras literárias indicadas para o Vestibular 2023 também já ocorreu.

De acordo com o reitor da UFPR, a experiência do vestibular da universidade em uma única fase foi positiva. Porém, ele destaca que o retorno do vestibular em 2 (duas) etapas fará com que as habilidades de leitura e de escrita, especialmente nas provas específicas e na parte da produção de textos, componham o perfil dos alunos, e também os do ensino médio.

Publicidade

Obras literárias para o Vestibular UFPR 2023

Confira os livros cobrados pela universidade:

  • Casa de Pensão – Aluísio de Azevedo;
  • Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho;
  • O livro das semelhanças – Ana Martins Marques;
  • O Uraguai – Basílio da Gama;
  • Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus;
  • Sagarana – Guimarães Rosa; e
  • Últimos Cantos – Gonçalves Dias

Mudanças na Pandemia

No começo do ano de 2021, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou que o seu vestibular teria somente uma fase, rompendo com uma tradição de muitos anos.

Publicidade

De acordo com as informações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, o formato do vestibular recebeu as mudanças, de 2 fases para 1, por conta do cenário de restrições e de evolução do contágio pelo novo vírus no estado do Paraná (PR).

Além disso, também foram levadas em consideração toda a expectativa dos estudantes candidatos, assim como a retomada do calendário acadêmico, com a definição do começo de um novo ano letivo.

Na ocasião em questão, o reitor da UFPR destacou que a decisão iria viabilizar a realização de todo o processo, com os dias adequados para a correção, para a divulgação dos resultados e, por fim, para as matrículas dos calouros.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *