NoticiasVestibular

UFPA publica editais do Vestibular 2019

Vestibular UFPA 2019 – A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o edital do Processo Seletivo 2019 (PS2019) e do Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE). Os dois concursos são as principais formas de ingresso na universidade e disponibilizam, juntos, mais de 7,9 mil vagas para o ano de 2019.

O vestibular 2019 da UFPA terá mudanças, e de acordo com a instituição o objetivo das alterações é favorecer que cada vez mais candidatos sejam classificados e possam, assim, se tornar universitários.

Vagas no Vestibular UFPA 2019

Além da oferta do novo curso de Graduação em “Conservação e Restauro”, a UFPA decidiu retomar sua Cota PcD e, por meio dela, oferta 132 vagas adicionais para Pessoas com Deficiência. Para essa cota, podem se inscrever candidatos oriundos tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino.

Publicidade

Também há oferta de 16 turmas flexibilizadas para 12 cidades paraenses. São turmas que serão ofertadas apenas para 2019 e, juntas, disponibilizam 610 vagas.

UFPA não ofertará vagas no Sisu 2019

A UFPA decidiu não ofertar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. As inscrições do Sisu 2019 do primeiro semestre serão realizadas de 22 a 25 de janeiro de 2019. Antes, 20% das vagas disponíveis eram registradas no sistema e 80% delas ofertadas via Processo Seletivo. Agora, 100% das vagas serão disponibilizadas pelo vestibular 2019. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em razão das dificuldades trazidas pelo duplo sistema de entrada na Universidade, além de dificuldades que resultavam em percentual considerável de vagas não preenchidas por meio daquele processo de seleção nacional.

Publicidade

De acordo com a UFPA, a demanda para publicação de repescagens se tornou maior ao ponto de, em alguns casos, as aulas começarem e ainda estarem convocando candidatos em repescagens ou ,ainda, terem de remanejar estudantes para outro período letivo, porque ele não tinha condições de entrar mais na turma que deveria.

Menos vagas não preenchidas

Outra dificuldade se deve ao calendário do SiSU, que é definido pelo MEC. De acordo com a UFPA, os prazos para realizar a habilitação dos candidatos classificados e a diferença temporal entre o momento em que tem acesso ao banco de dados e realizam esse registro de candidatos, por exemplo, são curtos e, como a UFPA tem diversos campus, requer tempo e muita infraestrutura.

A Universidade esclarece que a decisão de não aderir ao SiSU em 2019 é restrita a este ano e que a Instituição ainda vai analisar se retornará ou não ao sistema no próximo concurso.

Enem e bônus no processo seletivo

Todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas via PS 2019, com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018). Também está mantido o bônus de 10% para todos os candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas sediadas em um ou mais dos seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para 2019, a UFPA vai ofertar 7.347 vagas, sendo 6.605 para os 179 cursos regulares da Instituição; 610 vagas disponibilizadas pelas 15 turmas flexibilizadas e ofertadas em 12 cidades paraenses em 2019; e 132 vagas extras ligadas à cota PCD/UFPA.

PSE 2019 para Indígenas e Quilombolas

As inscrições para o Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE 2019-1), que oferta vagas específicas para candidatos indígenas e quilombolas, também já vão começar. Neste caso, a participação é gratuita e ocorre de 2 a 29 de novembro também pelo site do Ceps. Desta vez, são 616 vagas disponíveis, e a novidade é que vagas não preenchidas por uma representação, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, poderão ser ocupadas por candidatos de outra representação.

Serviço:

Inscrições para o Processo Seletivo 2019 da UFPA (PS2019)
Período: de 2 a 20 de novembro pelo site do CEPS
Taxa de inscrição: R$ 50,00, sendo que estudantes do sistema de cotas têm direito a isenção automática da taxa, enquanto candidatos que cursaram o Ensino Médio na iniciativa privada beneficiados com bolsa podem solicitar o benefício no momento da inscrição.
Divulgação do resultado dos pedidos de isenção: até o dia 26 de novembro
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do PS 2019: até 30 de novembro.
Acesse o Edital UFPA PS 2019.

Inscrições para o Processo Seletivo Especial 2019-1 (Indígenas e Quilombolas)

Período: de 2 a 29 de novembro pelo site do CEPS
Edital UFPA PS Especial 2019-1.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *