NoticiasVestibular

Cederj recebe inscrições para Vestibular 2020

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) está recebendo as inscrições para o Vestibular 2020. Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 88.

O resultado da solicitação de isenção sai no dia 09 de outubro. Sendo assim, os candidatos que fizeram o pedido deve aguardar para verificarem se foram contemplados. Se estiverem isentos, a inscrição deve ser realizada de forma gratuita, enquanto os demais solicitantes que não tiverem os pedidos aceitos deverão gerar o boleto ao fim do cadastro no Vestibular.

Os resultados de todas as solicitações e pré-inscrições serão publicados em 9 de outubro.

Publicidade

Enem

Os candidatos que desejam utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terão que informar o número de inscrição do exame durante o cadastro do Vestibular do Cederj. Somente a UFRJ isenta do pagamento os inscritos pelo Enem, as demais instituições exigem que a taxa seja paga até 25 de outubro para que a inscrição seja confirmada.

O resultado da seleção do Cederj pelo Enem 2018 será divulgado em 6 de novembro. Os candidatos que não forem aprovados poderão participar das provas do Cederj como nova oportunidade. Neste caso, somente os vestibulandos da UFRJ terão que pagar a taxa para participar das provas, sendo o prazo para pagamento até 7 de novembro, ficando os demais dispensados do recolhimento do valor (já que a taxa foi paga anteriormente).

Publicidade

Provas

O Cederj divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) em 18 de novembro. O documento com os locais de prova ficarão disponíveis para consulta e impressão até o dia 22 seguinte.

O Vestibular 2020/1 será aplicado pelo Cederj em 24 de novembro, a partir das 9h. As provas serão compostas por uma redação 60 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

Resultado

O Cederj divulgará as notas da prova objetiva em 4 de dezembro. Já a pontuação da redação será liberada no dia 12 seguinte, sendo o período de revisão até 13 próximo.

O resultado final do Vestibular 2020/1 será publicado em 9 de janeiro de 2020. Os aprovados serão matriculados nos dias 14 e 15 seguintes. Outras reclassificações serão realizadas em 16, 21 e 23 de janeiro.

Vagas

O Vestibular 2020/1 do Cederj preencherá 7.674 vagas gratuitas em cursos superiores do Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio. Esta edição tem como novidade a oferta do curso de Engenharia Meteorológica e um novo polo do consórcio – Mesquita, na Baixada Fluminense.

Parte das vagas destina-se aos candidatos da Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. Há, ainda, a reserva para professores da rede pública.

Ações Afirmativas: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo no Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Cotas: cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Metereológica, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química do Cefet, da UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF. UERJ e Uenf.

Professores da rede pública: 10% das vagas da UFRJ, 20% na UFF e 20% da Unirio.

Vagas pelo Enem

A divisão das vagas exclusivas para o ingresso via Enem muda de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato:

UFRJ: 30% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
UFF, UniRio e Cefet/RJ: 12,5% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
UFRRJ (curso de Tecnologia em Segurança Pública exclusivo para profissionais da ativa em Segurança Pública): 30% para o Enem, sendo metade para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e metade para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *