NoticiasVestibular

Ufopa abre inscrições do Processo Seletivo 2021

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou as inscrições do Processo Seletivo Regular (PSR) 2021 nesta segunda-feira (5). Ao todo, são ofertadas 1.405 vagas nos sete campi da instituição da região em cursos de graduação – licenciaturas e bacharelados.

Para realizar as inscrições não haverá cobrança de taxa. Os candidatos podem se inscrever até às 23h59min do dia 5 de junho de 2021, pelo próprio site da universidade. Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou equivalente e deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2019 ou 2020.

De acordo com o edital, as vagas para os cursos estão distribuídas em:

Publicidade
  • Monte Alegre: 38
  • Itaituba: 36
  • Óbidos: 36
  • Santarém: 1.131
  • Juruti: 72
  • Oriximiná: 54
  • Alenquer: 38

Deste total, 706 são reservadas pelo o sistema de ingresso por cotas sociais, garantidas a candidatos que tenham participado do ensino médio em escolas públicas de forma integral. Conforme as informações prestadas no ato da inscrição, o interessado poderá se encaixar nos critérios de um dos oito grupos de cotas sociais previstos no edital.

Novos cursos

No PSR 2021, a Ufopa disponibiliza dois novos cursos para o  Campus Santarém: Ciências Ambientais, pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e Engenharia Mecânica, pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

Publicidade

Critérios adotados para inscrições

O candidato que desejar se inscrever, deve possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail válido e único, ou seja, para o seu próprio uso. Ainda é preciso preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive as informações sobre o perfil socioeconômico, e não esquecer de indicar a opção de curso pretendido.

Caso o interessado tenha faltado em algum dia de prova do Enem, tenha atingido pontuação inferior a 450 na redação ou que tenha obtido pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400  sua eliminação ocorrerá de forma automática do PSR 2021. Caso tenha realizado o Enem nos anos de 2019 e 2020, a maior nota será escolhida.

Ingresso e preenchimento de vagas

Os candidatos devem se atentar, pois duas convocações podem estar previstas no PSR 2021. Desta forma, os aprovados serão convocados através de um edital específico. Feita a convocação, deverão seguir as orientações para realizar o ingresso.

Diante da pandemia de Covid-19, o ingresso terá alguns critérios alterados este ano. Os candidatos devem ficar atentos às divulgações no site da universidade. As aulas do período letivo estão previstas para iniciar no dia 5 de outubro de 2021.

Mais informações no site da Ufopa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *