NoticiasVestibular

UERJ 2021: confira datas das provas e mudanças

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou informações do calendário do Vestibular 2021. Foram anunciadas as datas de isenção, inscrições e das provas do Vestibular Estadual 2021 e a alteração no formato da seleção.

Os pedidos de isenção da taxa serão recebidos de 30 de setembro a 2 de outubro. A gratuidade valerá para o Exame de Qualificação (EQ) e para o Exame Discursivo (ED).

As inscrições do EQ serão realizadas de 29 de outubro a 18 de novembro. De acordo com a UERJ, o Vestibular Estadual 2021 terá apenas um Exame de Qualificação, prova objetiva que será realizada em 28 de fevereiro.

Publicidade

Os classificados no Exame de Qualificação (EQ) terão que se inscrever no Exame Discursivo de 5 a 17 de março. As provas serão aplicadas em 25 de abril e terão redação e mais duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

O restante do cronograma do Vestibular 2021 ainda será definido pela UERJ, edital que será divulgado posteriormente. A instituição afirma que a definição das medidas para aplicação das provas leva em consideração a evolução do quadro da pandemia de Covid-19.

Publicidade

Conteúdo reduzido

Uma outra mudança prevista pela UERJ é a diminuição do conteúdo cobrado no Vestibular Estadual. Segundo a universidade, a redução tem objetivo de não prejudicar os candidatos, já que estudantes foram impactados com a suspensão das aulas presenciais, principalmente os alunos da rede pública.

Apesar da redução do conteúdo, a cobrança de obras literárias permanece no Vestibular 2021. Veja:

  • Exame de Qualificação: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
  • Exame Discursivo – Redação: 1984, de George Orwell
  • Exame Discursivo – Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa: Sonetos, de Luís de Camões

Provas do Corpo de Bombeiros

Tradicionalmente, a seleção para o curso da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II é realizada no Vestibular da UERJ. No entanto, a edição de 2021 será feita separadamente, em 10 de janeiro de 2021, com prova composta por questões objetivas e redação. O edital sairá nos próximos meses.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *