NoticiasVestibular

Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplica nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020.

“A UFJF optou por manter o preenchimento de uma parte de suas vagas por um Programa de Ingresso próprio. O Pism é visto por nós como plenamente exitoso e importante, porque atende às pessoas mais próximas de Juiz de Fora. Temos autonomia para processarmos o ingresso de alunos, desta forma. Este é um Programa que a Universidade trata com muito carinho e com muito orgulho”, afirma a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen.

Provas

As provas para os três módulos do Pism serão realizadas nos dias 30 de novembro 1º de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato está no comprovante definitivo de inscrição, divulgado nesta terça-feira, 19 de novembro.

Publicidade

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

Serão ofertadas 2.303 vagas, em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2019-2021), II (triênio 2018-2020) e III (triênio 2017-2019) devem ser feitas das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês, exclusivamente on-line, na página da Copese.

Publicidade

Será distribuído um total de 1.903 vagas em 66 cursos do campus-sede, e 400 vagas em dez cursos do campus avançado.

Comissão avaliará autodeclarações

Nesta edição, os candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito às políticas afirmativas.

Candidatos poderão levar caderno de provas

Ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. Isso porque cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Prova só à caneta

Nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas integralmente com caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 19 de novembro até às 12h do dia 1º de dezembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 8 de setembro, ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; nos dias 17 e 18 de setembro, a prova de Prática Musical.

Resultados

O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 24 de setembro. As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de janeiro de 2020. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 16 de janeiro de 2020. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 10 de março de 2020, sendo o resultado final publicado em 18 de março de 2020.

Tire suas dúvidas

Nesta segunda-feira, 5, a partir das 16h, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen, participará de uma live no Instagram na UFJF sobre as principais dúvidas dos candidatos em relação ao Pism 2020.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *