Ufopa abre inscrições para o Vestibular 2022 via Enem

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu no último dia 31 de março de 2022 as inscrições para o processo seletivo 2022 via Enem. Os interessados poderão fazer a sua inscrição de forma gratuita até o dia 30 de abril de 2022, completando um mês de inscrições abertas para este vestibular.

Processo Seletivo da Ufopa

O processo seletivo de que se compõe este vestibular vai usar a nota que foi obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020 ou de 2021. Nesse sentido, a nota de cada candidato será a média aritmética das 5 (cinco) provas que fazer parte da avaliação.

A Ufopa fará a consulta ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de forma a utilizar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), que foi informado pelo candidato no momento da sua inscrição. Por isso, os candidatos precisam preencher corretamente os dados solicitados, inclusive o perfil socioeconômico.

Confira logo abaixo quais são os critérios de eliminação automática no processo:

  • Ter faltado a algum dos dias do Enem
  • Ter tirado menos do que 450 pontos na Prova de Redação do Enem
  • Ter obtido uma média menor do que 400 pontos nas 4 (quatro) áreas de conhecimento do Enem. São elas: (1) Matemática e suas Tecnologias, (2) Ciências Humanas e suas Tecnologias, (3) Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e (4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Oportunidades

O Vestibular da Ufopa está com a oferta de 1.400 vagas para os seus 42 cursos de graduação. Logo abaixo, veja como está organizada a distribuição das vagas:

  • Campus Santarém – 1.130 vagas
  • Campus Alenquer – 36 vagas
  • Campus Monte Alegre – 36 vagas
  • Campus Oriximiná – 54 vagas
  • Campus Itaituba – 36 vagas
  • Campus Juriti – 72 vagas
  • Campus Óbidos – 36 vagas

Até o presente momento, a data de divulgação do resultado do vestibular da Ufopa ainda não foi informada. Porém, o que se sabe é que as aulas do primeiro semestre deste ano devem ser iniciadas no dia 19 de setembro de 2022.

Cotas

Do total das vagas que estão sendo ofertadas pela Ufopa nesse vestibular, 703 delas são reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ocupam todas as vagas reservadas. Além disso, dentre essas vagas, há percentuais que são destinados especificamente para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, bem como para pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda.

É muito importante que os candidatos que foram disputar as vagas reservadas observem a lista dos documentos que são necessários para fazer a comprovação. Os documentos em questão estão mencionados nos itens 4 e 5 do edital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.