Para que serve o Enade 2023?
A prova do Enade 2023 é uma avaliação nacional que tem por objetivo medir o desempenho dos estudantes de cursos de graduação.
O exame é obrigatório para os alunos que estão concluindo o último ano de seus cursos e serve para verificar a qualidade da educação superior no país.
Os resultados do Enade são usados pelo Ministério da Educação (MEC) para atribuir notas aos cursos e às instituições de ensino.
O Enade 2023 será aplicado no dia 26 de novembro, das 13h30 às 17h30, horário de Brasília. Os estudantes foram inscritos no Sistema Enade, entre os dias 27 de junho e 31 de agosto. Eles terão que preencher o Questionário do Estudante, que é um requisito para a participação no exame.
Cursos que serão avaliados no Enade 2023
- Administração
- Ciências contábeis
- Ciências econômicas
- Comunicação social – Jornalismo
- Comunicação social – Publicidade e Propaganda
- Design
- Direito
- Psicologia
- Relações Internacionais
- Serviço Social
- Gastronomia
- Gestão de Recursos Humanos
- Marketing
- Turismo
Composição da prova
A prova do Enade 2023 será composta por 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de componente específico. As questões serão de múltipla escolha ou discursivas, de acordo com o curso. O conteúdo da prova será baseado nas diretrizes curriculares nacionais de cada área de conhecimento.
Ela é composta por duas partes: uma de formação geral, que aborda temas como ética, cidadania, cultura, política e atualidades, e outra de componente específico, que avalia os conhecimentos específicos de cada área de conhecimento.
A prova do Enade é aplicada a cada três anos, de forma alternada, para diferentes grupos de cursos. Em 2023, os cursos que serão avaliados são os de ciências sociais aplicadas, comunicação e turismo. A prova tem duração de quatro horas e é realizada em um único dia, geralmente em novembro.
O exame é obrigatório para os estudantes que estão no último ano de seus cursos e que tenham cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo. A participação no exame é um requisito para a obtenção do diploma de graduação. Os estudantes que não realizarem a prova ficarão em situação irregular e deverão fazer a prova em outra edição.
A prova é corrigida por uma banca de especialistas, que atribui uma nota de zero a cem para cada questão. A nota final do estudante é calculada pela média ponderada das notas das questões de formação geral e de componente específico.
A nota final do curso é calculada pela média das notas dos estudantes que participaram da prova. As notas do Enade são divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔