Enem

Como manter o foco nos estudos em época de quarentena

Desde que a quarentena foi adotada por muitos países devido ao decreto da pandemia pela Organização mundial da saúde, muitas escolas e cursos pararam suas aulas presenciais e deram início a um novo modelo de aulas, as online.

Porém, para os aqueles alunos que consideram uma novidade o ato de estudar em casa, como, por exemplo, alunos que estão estudando para o vestibular, para concursos, aprendendo um novo idioma, entre outros, uma reclamação é comum: falta de foco.

É comum para quem tenta estudar em casa enfrentar os desafios da distração, até porque, ver série, comer, conversar, olhar o celular e navegar pelas redes sociais é muito mais interessante. Para quem sofre com esse problema, a dica é seguir alguns passos e a tendência é que vire um hábito.

Tenha um local de estudos apropriado

O primeiro passo para qualquer estudante, assim como qualquer profissional que trabalha home office como os que freelancers de agências de mídias sociais – trabalho em alta em momentos de pandemia onde muitos se veem obrigados a criar negócios digitais-, autônomos, influenciadores digitais, advogados, entre outros, é que possua um local adequado dentro de casa para estudar.

O importante é que sofá e cama não sejam considerados local de estudo, e sim, uma mesa ou escrivaninha adequada, em local silencioso. Não tem problema se for no seu quarto, desde que dentro dele exista uma área adequada para estudos.

Afaste as distrações

Um grande vilão para todos os estudantes é o celular, isso porque as pessoas não conseguem ficar cinco minutos sem dar uma espiadinha, o que tira todo o foco e concentração de quem precisa estudar.

A dica é que você mantenha em outro cômodo o seu aparelho, com a internet desligada, caso alguém precise entrar em contato de forma urgente fará uma ligação, o resto são banalidades.

Segundo pesquisa, o celular é o que mais atrapalha a produtividade das pessoas, isso  porque a todo momento ele vibra e recebe notificações, o que acaba tirando completamente o foco e atenção.

Crie um cronograma de estudos

Outro detalhe importante para quem saber como estudar em casa sem perder o foco é fazer um planejamento de estudos, também conhecido como cronograma.

Junte-se ao nosso Grupo VIP do ENEM no WhatsApp e receba calendário atualizado, dicas para o Enem e os conteúdos mais cobrados! Clique no botão abaixo para receber as novidades!

Quando você possui um cronograma, quando senta para estudar, já sabe em que rumo seguir, assim não perde horas pensando e divagando sobre o assunto do dia.

Além disso, quando você estuda em um curso ou com um professor que direciona as aulas, é muito mais simples do que quando você precisa se orientar sozinho. A tendência que você perca a atenção enquanto procura o que aprenderá no dia é muito mais.

Caso você possua o benefício das aulas online, tente elaborar uma planilha ou um planejamento de acordo com as aulas, isso pode ajudá-lo a evitar procrastinação.

O que muitos concurseiros e estudantes fazem e indicam é o método de ciclos de estudo, que tem como objetivo burlar a curva do esquecimento, e funciona da seguinte maneira: Defina a quantidade de horas que estudará por dia, nesse ciclo, coloque as matérias que serão vistas, além disso, adicione momentos para realizar exercícios, referentes ao dia anterior, e revisões.

Nos ciclos as revisões são bastante importantes, pois, segundo o psicólogo alemão, Hermann Ebbinghaus, após 20 minutos nosso cérebro lembra 68% do que foi estudado, após 24 horas lembra 33%, após 30 dias 21% e após 60 dias apenas 10%.

Outro detalhe importante da elaboração de ciclos é que eles sejam flexíveis, por isso, caso ocorra algum imprevisto, será possível recuperar o tempo perdido.

Estabeleça metas alcançáveis

Para evitar frustrações que levam a ansiedade e falta de foco, estabelecer metas possíveis e alcançáveis é um importante começo.

É importante ser racional e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, através do cronograma e ciclos é possível encaixar todos esses detalhes, assim seu cérebro foca no momento, ou seja, na ação presente, e não fica ansioso divagando sobre todas as outras metas que precisa alcançar.

Lembre de fazer intervalos

Ninguém consegue manter o foco por muito tempo, por isso é interessante que pausas sejam feitas de hora em hora para sua cabeça descansar.

Existe também a técnica Pomodoro, essa é para que se dispersa muito facilmente. Ela consiste em um período de 2 horas, onde dentro desse tempo são feitas pausas a cada 25 minutos, ou seja, você estuda 25 minutos e descansa 5 minutos, quando completar um ciclo de 2 horas, descansa 30 minutos como recompensa, após o descanso o ciclo reinicia.

Dessa forma, é possível manter o foco nos estudos em épocas de quarentena mesmo que o seu corpo queira muito procrastinar. Basta estabelecer metas, rotina, montar planejamentos, ciclos de estudo, afastar as distrações e ter um local adequado, assim ficará mais fácil ser resistente e persistir diante da preguiça.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Postagens Recentes

  • Encceja

O que é o Encceja?

29 de abril de 2024
  • Português

Mexo ou mecho? Qual a forma correta?

29 de abril de 2024

Este site usa cookies.

Leia mais