"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"
- Paulo Freire
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
- Dave Weinbaum
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"
- Sócrates
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"
- Francis Bacon
Últimas notícias do Vestibular
- UCS divulga resultado do vestibular de verão 2019
- PUC-SP divulga locais de prova do Vestibular de Verão 2019
- Divulgação do resultado do Enem 2018 ocorre em janeiro
- Lista de aprovados na 1ª fase da Fuvest sai de 10 de dezembro
Atualizada em: 29/05/2011
O MEC (Ministério de Educação) confirmou na terça-feira (17/05) as datas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. As provas serão no final de semana dos dias 22 e 23 de outubro.
O Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, divulgou na quarta-feira (18) as datas de inscrição e o calendário de provas do primeiro semestre de 2012. No ano que vem, o Enem terá duas edições. A data das provas do primeiro semestre do ano que vem será 28 e 29 de abril.
Importância do Enem
Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.
Provavelmente haverá alterações no Enem 2011. O MEC estuda a possibilidade de permitir que os alunos tenham um tempo determinado, antes do início do exame, para verificar se há erros nos cadernos de prova. Além disso, os celulares serão “confiscados” e não poderão ficar com os estudantes.
Em 2010, algumas provas amarelas apresentaram problemas (faltavam questões ou com questões repetidas). A ideia é que o aluno se responsabilie pela conferência, perdendo o direito de reclamar posteriormente.
» Informações sobre o Enem
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook