enem 2013

Dicas para a prova de matemática do Enem 2013



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

O que revistar para se sair bem na prova de matemática do Enem 2013

22/10/2013

A prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a ser uma prova de resistência para os candidatos. Embora as questões de matemática cobrem normalmente conhecimentos básicos, trabalhados na Educação Básica, as questões são cansativas devido aos grandes enunciados, seguidos de gráficos, números, tabelas e... mais números.

Um ponto positivo é que as questões são interpretativas, de forma que os candidatos não precisam perder tempo decorando fórmulas.

Alguns temas são recorrentes todos os anos nas provas do Enem. Sendo assim, vale a pena aproveitar estes últimos dias antes do Enem 2013 e revistar alguns pontos que são bem prováveis de estarem nas provas. Sendo assim, fizemos um resumo de algumas temas muito cobrados nas provas do Enem.

 

1) Revise porcentagens: ao ler o enunciado de uma questão de porcentagem, procure identificar qual o valor de referência. Ele é normalmente identificável a partir de construções semelhantes a "30% desse valor" ou "20% dessa quantidade". Em problemas que envolvem descontos ou acréscimos sucessivos, o mais comum é o valor de referência mudar à medida em que as variações representadas pelos percentuais são removidas ou incorporadas ao valor inicial.

2) A Matemática encontra a Geografia em questões de escalas: nas últimas edições do Enem, questões envolvendo escalas lineares vêm se tornando cada vez mais comuns. Como esse conteúdo é normalmente estudado em geografia, não custa nada dar uma revisada para desfrutar do benefício indireto.

3) Muita atenção nas questões de gráficos e tabelas: questões desse gênero costumam ter resolução simples, mas exigem cuidado redobrado na leitura do enunciado. Antes de marcar cada resposta, procure verificar se a questão envolve, por exemplo, a interpretação absoluta (por exemplo, "no período entre 2012 e 2013") ou relativa ("2013 em relação ao mesmo período em 2012") de uma variação.

4) Foco nos fundamentos de Geometria Plana e Espacial: a imensa maioria das questões de Geometria Plana das últimas edições do Enem envolveu figuras planas muito simples, tais como o quadrado, o retângulo e o triângulo retângulo. Já na Geometria Espacial, inclua em sua revisão o cálculo de volumes e de áreas laterais e totais dos sólidos mais importantes, especialmente prismas e cilindros.

5) Revise Estatística: o Enem sempre inclui pelo menos 3 questões que envolvem a determinação de medidas de tendência central (média, mediana e moda) e a análise de distribuições de frequência. Questões envolvendo variância e desvio-padrão não são comuns. 

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2013. Todos os direitos reservados.
Enem 2013

Ponto.Br